Documento ancora valorização de sistemas alimentares saudáveis com evidências sobre ultraprocessados

“Mais do que apresentar evidências científicas e expor o impacto da produção e consumo de alimentos ultraprocessados na saúde humana e planetária, este documento quer mostrar e relacionar ações e políticas públicas voltadas à construção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis baseadas neste reconhecimento”, assim resumiu Ana Paula Bortoletto ao apresentar o documento “Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”, lançado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (Nupens /USP) e pela Cátedra Josué de Castro em 24 de junho.

A publicação reúne e sintetiza mais de 180 evidências científicas sobre o impacto de ultraprocessados na saúde humana e planetária e sobre as possíveis soluções para transformar os atuais sistemas alimentares globais. A ideia é a de que o conjunto de informações ofereça a ativistas, governos, organismos multilaterais e à própria comunidade científica estratégias para subsidiar ações. Os sistemas alimentares estão no foco das discussões internacionais, sendo tema da Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, que ocorre em setembro.

A live de lançamento foi liderada por Tereza Campello, professora titular da Cátedra Josué de Castro, juntamente com Ana Paula Bortoletto, pesquisadora assistente da Cátedra, e Carlos Monteiro, coordenador do Nupens. A mediação foi da jornalista Maria Carolina Trevisan.

O conteúdo teve a colaboração de mais de 80 cientistas e especialistas da área de alimentação e saúde coletiva, incluindo integrantes do Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, da Abrasco, que, participaram de um painel preparatório no qual foram debatidas diversas pesquisas científicas nacionais e internacionais publicadas sobre o tema.

Confira o documento na íntegra, nas versões em português e em inglês.

Dê o play e assista ao lançamento:

Comments

comments

Deixe um comentário