Revista Sociedade e Cultura abre chamada para dossiê temático sobre pagamento por desempenho

Voltada para a divulgação de pesquisas e debates em Ciências Sociais, a revista Sociedade e Cultura convida a comunidade acadêmica a submeter artigos para o dossiê temático Pagamento por Desempenho (P4P/ PBF): Formulação, Implementação e Sucessoda Política”. O prazo para submissão é 15 de abril.

De acordo com a realidade dos sistemas e dos contextos de saúde nos países de média e/ou baixa renda, os pressupostos racionais que caracterizam o desenho de programas de P4P / PBF têm sido teoricamente questionados por pressupostos políticos, organizacionais e motivacionais mais
realistas. Embora associadas de formas distintas a fases iniciais ou tardias de desenvolvimento desses programas em países de baixa e média renda (também conhecidos por Low and Midlle Income CountriesLMIC, sigla em inglês), os campos das Ciências Sociais, dos estudos em Políticas Públicas e a Saúde Coletiva, em especial a área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde foram – e ainda estão sendo – trazidas para o estudo de programas de P4P / PBF em diversos países dentro desse grupo. Essas análises têm enriquecido significativamente o debate e conhecimento sobre como esses programas de P4P / PBF poderiam efetivamente impactar o desempenho e fortalecimento de sistemas de saúde, produzindo melhorias efetivas / reais ou de longo prazo. No Brasil, este debate político mais amplo encontra-se ainda em estágio inicial, ocorrendo no terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Manuscritos devem ser submetidos somente para o e-mail especifico desta chamada – specialissue.p4plmic@gmail.com – até 15 de abril. Os editores responsáveis pelo dossiê são os pesquisadores e docentes Fabiana da Cunha Saddi (UFG), Pedro dos Santos Mundin (UFG) e Stephen Peckham (University of Kent). A publicação está prevista para o Volume 21, Número 2, no segundo semestre de 2018. Acesse aqui o documento oficial da chamada. 

 

 

 

Comments

comments