Abrasquianos são retratados em galeria dos mestres da Saúde Coletiva em SC

Por conta do lançamento do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol/Unesc) resolveu homenagear importantes nomes da Saúde Coletiva com o lançamento da Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva, no último dia 16 de março. Dentre os retratados estão algumas lideranças históricas do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira e da Abrasco, como Sergio Arouca, Gastão Wagner de Sousa Campos, Paulo Amarante e Jairnilson Paim.

A Galeria dos Mestres homenageia 13 pesquisadores de relevância local, regional, estadual, nacional e internacional que contribuíram com seu trabalho da área da saúde. As obras foram produzidas pelo artista César Pereira, que utilizou placas de cerâmica confeccionadas manualmente e corantes minerais para os desenhos.

Segundo Lisiane Tuon, coordenadora do PPGSCol/Unesc, o Núcleo de Saúde Coletiva tem o objetivo de viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização e o aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e de eventos e capacitações na área, além de coordenar o Observatório de Saúde Coletiva da universidade, que será um site onde qualquer cidadão poderá ter acesso fácil a bancos de dados atuais sobre o campo, ter acesso a informações e participar da formação e sugestão de articulações das políticas regionais e nacionais na área.

Veja abaixo a lista completa dos homenageados na Galeria dos Mestres e confira aqui a matéria publicada no site da Unesc. 

Antônio Sérgio da Silva Arouca – Médico
Foi militante do movimento de reforma sanitária brasileira e presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, marco principal da conquista do SUS.

Barbara Starfield – Médica
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde. É considerada uma das investigadoras mais importantes na área dos cuidados de saúde primários.

Jairnilson Silva Paim – Médico
É um dos expoentes da Reforma Sanitária Brasileira, e tem contribuído significativamente para consolidação dos seus princípios nos cotidianos dos serviços de saúde.

Emerson Elias Merhy – Médico
É uma das referenciais nacionais sobre processos de Avaliação da Produção do Cuidado e o Trabalho em Saúde. Suas contribuições perpassam mudanças significativas que circulam pela academia e pelos cenários de práticas.

Gastão Wagner de Sousa Campos – Médico
Militante da reforma sanitária brasileira e atual presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Seus posicionamentos enfatizam a luta pelo direito a saúde e a defesa de um SUS equânime.

Paulo Amarante – Médico
É um dos principais expoentes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

Josué Apolônio de Castro – Médico
Apesar de não ser geógrafo de formação, tornou-se um dos maiores pensadores da Geografia, em virtude, principalmente, das obras: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome.

Clair Castilhos Coelho – Farmacêutica
Referência em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

José Patrício Bispo Júnior – Fisioterapeuta
É uma referência nacional na profissão de fisioterapia por produções intelectuais e construções assistências voltadas para a Saúde Coletiva.

João Carlos Caetano – Odontólogo
Atualmente é Sanitarista do governo do Estado de Santa Catarina, com estudos voltados vigilância da fluoretação das águas do abastecimento público.

Bernardo Elias Correa Soares – Biomédico
É uma referência internacional na área da Patologia e Microbiologia Clínica, com ênfase no diagnóstico e epidemiologia das doenças infecto-parasitárias.

Marco Aurélio Da Ros – Médico
Possui uma vasta contribuição no campo da Saúde Coletiva, principalmente no tocante à construção de um entendimento mais integral sobre a concepção saúde-doença.

Luciane Bisognin Ceretta – Enfermeira
Defensora de um SUS público, gratuito e de qualidade. Enquanto profissional enfermeira foi uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família no município em Criciúma e, enquanto docente da Unesc, responsável por diversas iniciativas exitosas que tiveram mudança substancial na integração ensino-serviço.

Comments

comments