SBB recomenda respeito à dignidade humana para tomadas de decisão

Profissional de saúde em ação sanitária, em Pernambuco. Foto: Heudes Regis/SEI

A Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) lançou documento em 15 de maio com recomendações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, como a alocação de recursos e o uso igualitário das tecnologias em saúde. O documento manifesta ainda o respeito à dignidade humana, considerando como necessárias as reflexões sobre saúde pública e direito à saúde, em contexto anterior à pandemia.

A SBB, associação civil de âmbito nacional, considera que “o respeito à dignidade humana deve ser o fundamento maior para as tomadas de decisão e condutas em saúde sem qualquer distinção que importe na desvalorização e discriminação de pessoas, comunidades ou grupos socialmente vulneráveis”.

Além da proteção aos mais vulneráveis, o documento trata ainda da imprescindibilidade do SUS; da necessidade do respeito aos direitos dos pacientes e dos profissionais de saúde; do direito ao acesso ao melhor tratamento para todos; e do acesso igualitário dos leitos de UTI, públicos ou privados.

O documento dispõe ainda sobre a ética na indicação e na manutenção do autoconfinamento e sobre o “papel essencial da Bioética enquanto reflexão aplicada junto aos dilemas”.

Acesse o documento na íntegra.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta