Editorial do The Lancet cita a Abrasco – “Covid-19 no Brasil: e daí?”

O The Lancet, revista científica de importância mundial, publicou ontem (7/5) um editorial sobre a Covid-19 no Brasil e as implicações que as decisões políticas do governo federal significam para a saúde da população. O artigo pontua que há resistência, citando a atuação da Abrasco e da Academia Brasileira de Ciências como organizações científicas e representação da sociedade civil, mas pondera que faz-se necessária uma resposta mais direta, de todo país, às falas e ações do presidente.

A publicação discorre sobre a postura do mandatário em face à pandemia, relacionando-a com o fato do Brasil ser o país com o maior número de infecções e mortes  na América Latina. O título do texto Covid-19 in Brazil: “So what?” é uma referência à declaração do presidente Jair Bolsonaro, que, quando questionado sobre o número de mortes, no final de abril, disse “E daí?”. Leia, abaixo, trechos do artigo:

“[…] O que a comunidade da saúde e ciência e a  sociedade civil estão fazendo em um país conhecido por seu ativismo e oposição à injustiça e à desigualdade e por ter a saúde como direito constitucional? Muitas organizações científicas, como a Academia Brasileira de Ciências e a ABRASCO [Associação Brasileira de Saúde Coletiva], há muito que se opõem a Bolsonaro por causas de cortes drásticos  no orçamento da ciência e por uma demolição geral dos programas de proteção social e dos serviços públicos. No contexto da Covid-19, muitas organizações iniciaram movimentos voltados à sociedade – como o Pacto pela Vida e pelo Brasil – e enviaram declarações e documentos a representantes do governo, solicitando união e soluções construídas coletivamente. Barulho nas varandas, como protesto durante os pronunciamentos presidenciais, acontece com frequência. Há muita pesquisa em andamento, da ciência básica e da epidemiologia, e uma produção rápida de equipamentos de proteção individual, respiradores e kits de teste.

Estas são ações esperançosas. Contudo, a liderança no nível mais elevado do governo é crucial para rapidamente evitar o pior nesta pandemia, como tem sido evidenciado em outros países. Na nossa série de artigos publicados sobre o Brasil em 2009, os autores concluíram: “Em última análise, o desafio é político, exigindo o envolvimento contínuo da sociedade brasileira como um todo, para garantir o direito à saúde de todo o povo brasileiro.” O Brasil como país deve unir-se para dar uma resposta clara ao “E daí?” do presidente. Bolsonaro precisa mudar drasticamente o seu rumo ou terá de ser o próximo a sair.” 

O editorial teve repercussão na imprensa nacional e foi divulgado por telejornais, jornais impressos e digitais, como a BBC Brasil ( Bolsonaro é ‘ameaça’ à luta contra o coronavírus no Brasil, diz revista médica The Lancet citando a referência à Abrasco) ; o UOL ( Revista Lancet chama Bolsonaro de ‘maior ameaça à luta à covid-19 no país’); a Folha de S. Paulo  (Bolsonaro é a maior ameaça ao combate à Covid-19 no Brasil, diz revista inglesa Lancet) ; e o Jornal Nacional, da TV Globo:

Clique para assistir à reportagem

Leia o editorial na íntegra, em inglês.

Comments

comments

Deixe uma resposta