Ágora Abrasco: veja a programação de 12 a 15 de maio

Este slideshow necessita de JavaScript.

No último sábado (9/5) o Brasil atingiu a marca de 10 mil mortes por coronavírus, e as discussões da comunidade científica e da sociedade civil, como um todo, ganham um tom ainda mais grave. A crise no Sistema Único de Saúde já está instaurada, e é preciso salvar vidas. A sexta semana da Ágora Abrasco  traz perguntas – quais são os dados que os pesquisadores precisam para orientar as políticas públicas? Como produzir teoria no meio da pandemia? – e também uma afirmação: é preciso relacionar a ameaça à saúde, apresentada pela Covid-19, à destruição do meio ambiente e às mudanças climáticas.  #FicaemCasa e confira a programação da Ágora Abrasco – De 12 a 15 de maio, na TV Abrasco: 



Data:
12 de maio
Horário: 15h
Colóquio: De que informações precisamos para orientar as estratégias de enfrentamento da Covid-19?

Expositores:

Claudio Struchiner
, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAp/FGV).
Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz).
Renato Mendes Coutinho, professor vinculado ao Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e pesquisador do  Observatório Covid BR.
Roberto Andrade, professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia e pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz – BA).

Coordenação: Maria Amélia Veras, integrante da Comissão de Epidemiologia da Abrasco e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Debatedores: Anaclaudia Fassa; Ana Freitas Ribeiro; Antônio Augusto M. da Silva; Antonio Fernando Boing; Antônio Lima; Carlos Magno Fortaleza; Claudia Pio; Celina Turchi; Cristiana Toscano; Daniel Barros; Guilherme Werneck; Gulnar Azevedo e Silva; Henrique Barros; José Cassio de Moraes; Laio Magno; Leo Bastos; Lígia Kerr; Marcia Furquim de Almeida; Maria Rita Donalísio; Marília Sá Carvalho; Naomar de Almeida Filho; Paulo Inácio Prado; Paulo Menezes; Rafael Moreira; Regina Flauzino; Rita Barradas Barata; Roberto André Kraenkel.

Data: 13 de maio
Horário: 16h
Painel: Pandemia de Covid-19 e mudanças climáticas: emergências globais e ameaças à saúde

Expositores:

Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Carlos Corvalan, professor da Faculdade de Medicina (Sydney Medical School) da The University of Sidney.
Christovam Barcellos, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT/Fiocruz).

Coordenação: Nelson Gouveia, integrante do Comitê de Relações Internacionais da Abrasco e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).

Data: 14 de maio
Horário: 16h
Painel: Como produzir teoria numa epidemia?

Convidados:

Kenneth Camargo, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).
Naomar de Almeida Filho, vice-presidente da Abrasco, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e professor convidado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).
José Ricardo Ayres, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).
Sandra Caponi, professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (SPO/UFSC).

Coordenação: Tatiana Gerhardt, integrante da diretoria da Abrasco e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGSC/UFRGS)


Data: 15 de maio
Horário:
16h
Ágora – A conjuntura política em meio à pandemia

ConvidadoJoão Feres Jr., cientista político e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)
Mediação: Gulnar Azevedo (IMS/UERJ e Presidente Abrasco) e Rosana Onocko (FCM/Unicamp e vice-presidente Abrasco)
Abertura: Análise da evolução da pandemia: Naomar de Almeida Filho

 

 

Baixe os cards e #compartilheconhecimento


 

Comments

comments

Deixe uma resposta