Abrasco, Rede Covida e ABM debatem respostas para enfrentamento da pandemia

Com mais de 375 mil óbitos acumulados e epicentro da pandemia no mundo, medidas que reduzam diagnósticos positivos, internações e óbitos por Covid-19 não parecem possíveis no Brasil. Decretadas em algumas cidades no país, ações que restringem a circulação das pessoas e proíbem atividades comerciais e circulação de transporte coletivo, se mostraram capazes de conter o avanço da pandemia e reduzir o número de internações.

A Rede CoVida, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM) convidam especialistas para discutir o tema no webinário “Covid Zero: cenários e alternativas para os municípios no enfrentamento da pandemia” na quarta-feira, dia 28, às 17 horas.

A atividade contará com a palestra de Yaneer Bar-Yam. Presidente fundador da New England Complex Systems Institute (NECSI), instituição de pesquisa independente que estuda a ciência de sistemas complexos e suas aplicações. Desde 2005, o cientista e ativista norte-americano vem fazendo análises quantitativas de pandemias. Em fevereiro de 2020, fundou a EndCoronavirus.org, uma rede global com mais de 4 mil voluntários para fornecer informações e diretrizes para políticas públicas a diferentes níveis de governo e para entidades da socidade civil auxiliarem na respotas à Covid-19. Na sequência, Ana Pimentel, Secretária de Saúde de Juiz de Fora (MG), e Milton Urban, prefeito de Pirassununga (SP) trarão as experiências de suas respectivas cidades.

A palestra de Yaneer Bar-Yam contará com tradução simultânea e será realizada via Zoom, com possibilidade de acesso ao público, com vagas limitadas. Inscrições em: https://bit.ly/3gnJCZc . A transmissão será pelos canais da TV Abrasco, Cidacs/Fiocruz Bahia e ABM, todos no Youtube. O webinário é uma realização da Rede CoVida em parceria com a Abrasco e a ABM.

Confira as presenças confirmadas:

Abertura:

  • Ary Vanazzi – Presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
  • Adinam Ortolan – Prefeito de Cordeirópolis/SP

Mediação:

  • Gulnar Azevedo e Silva – presidente da Abrasco
  • Luis Eugenio de Souza – vice-presidente/presidente-eleito da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (World Federation of Public Health Associations – WFPHA)

Convidados:

  • Yaneer Bar-Yam – presidente do New England Complex Systems Institute
  • Maurício Barreto – coordenador do Cidacs/Fiocruz e da Rede CoVida
  • Dimas Urban – Prefeito do município de Pirassununga – SP
  • Ana Pimentel – Secretária da Saúde de Juiz de Fora – MG

Clique aqui para se inscrever

Assista na TV Abrasco:

Comments

comments

Deixe uma resposta