Entidades da saúde e educação apresentam versão revisada e ampliada do manifesto sobre escolas na pandemia

Nesta terça-feira, 17 de novembro, às 9 horas, um novo encontro das áreas da Saúde e Educação coloca em debate o papel da Escola no contexto da pandemia com a live da apresentação do Manifesto Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação. A atividade será transmitida pelo canal da ANPEd, no Youtube.

Essa é a uma versão ampliada do Manifesto lançado em 23 de outubro. Após o lançamento, o debate foi aprofundado, agregando mais instituições, movimentos sociais e perspectivas. A nova versão vem a público com o apoio de 59 entidades de ambas as áreas e busca requalificar a ideia trazida no texto anterior, de que a escola não é só espaço para cumprir grade curricular, mas sim um lugar de formação social.

A educação na pandemia de Covid-19: O Manifesto aborda o impacto da pandemia no direito à educação de crianças, adolescentes e jovens, e coloca como uma das principais questões a possibilidade de evasão em massa dos espaços educacionais (escolas e universidades). Este fenômeno aprofundaria ainda mais as desigualdades sociais. Além disso, o manifesto apresenta propostas, como a criação urgente – por parte do governo federal – de um plano estratégico nacional de enfrentamento à pandemia da Covid-19, com políticas conectadas de saúde, educação e proteção social, com medidas claras de proteção para estudantes e profissionais.

As entidades signatárias do Manifesto sinalizam a importância da construção de medidas de proteção específicas, construídas em diálogo dentro das comunidades escolares. Realçam também o papel imprescindível do Estado em estabelecer políticas públicas e assegurar recursos diante das necessidades sanitárias e pedagógicas que o contexto da pandemia requer.

Lançamento do documento Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação
Data: Terça-feira, 17 de novembro
Horário: 9 h
Transmissão pelo Youtube da ANPEd

Comments

comments

Deixe uma resposta