Revista Ambiente e Sociedade faz chamada para artigos sobre saúde e desenvolvimento sustentável

Periódico organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS – a revista Ambiente & Sociedade convida todos os autores e pesquisadores da área da Saúde Coletiva e afins a participarem do próximo número temático (Vol. 20-4, previsto para outubro) dedicado ao tema “Saúde e Desenvolvimento Sustentável”. A data de envio é até 30 de abril deste 2017.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem a perspectiva da intersetorialidade conectando distintas dimensões das questões sociais, econômicas e ambientais à saúde humana. Se no mundo contemporâneo as interdependências desses aspectos vão se tornando evidentes e caracterizando desafios fundamentais, perspectivas de futuro também vêm a adicionar outros elementos de elevado poder de determinação em dinâmicas que, do mesmo modo, podem interferir na saúde e na qualidade de vida das populações humanas. Além disso, destacam-se as incertezas inerentes às inovações tecnológicas, e às mudanças climáticas e suas possíveis consequências. Também merecem destaque as rápidas e contundentes forças que operam em âmbito global caracterizando drásticas mudanças e dinâmicas em contextos regionais, exacerbando contextos de elevada vulnerabilidade socioambiental.

Nesse sentido, em atenção aos desafios como de mudanças climáticas, profundas iniquidades em saúde, globalização, crises das certezas e esgotamento de recursos ecossistêmicos, convidamos para refletir e contribuir com artigos que enfoquem a saúde como elemento intrínseco e um pré-requisito ao desenvolvimento sustentável, a dialogar com temas desafiadores quanto às relações ambiente e sociedade.

Para esse volume especial, a publicação deseja receber artigos resultantes de pesquisas originais, revisões bibliográficas e resenhas, que ofereçam contribuição interdisciplinar relevante e atual aos seguintes temas:

– Sustentabilidade / Desenvolvimento Sustentável;
– Resiliência e adaptação às mudanças climáticas;
– Questões socioambientais e saúde humana;
– Globalização;
– Cidades saudáveis;
– Injustiças ambientais e iniquidades em saúde.

Os trabalhos devem ser submetidos pela plataforma ScholarOne, da SciELO. Os autores devem identificar na carta de apresentação da submissão a opção para participar do Volume Temático. Os editores do número temático são os docentes Pedro Roberto Jacobi, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP); Leandro Luiz Giatti, professor associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (DSA/FSP/USP) e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSPFSP-USP), e Helena Ribeiro, professora titular no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (DSA/FSP/USP).

A Ambiente & Sociedade possui a seguinte avaliação pelo sistema WebQualis da CAPES: A2 em quatro áreas: Ciências Ambientais; Interdisciplinar; Planejamento Urbano e Regional / Demografia; e Sociologia; B1 em Administração, Ciências Contábeis e Turismo; Antropologia / Arqueologia; Ciência Política e Relações Internacionais; Educação; e Geografia.

Para saber mais, acesse aqui a chamada oficial.

Comments

comments