Dia mundial da alimentação: manifesto popular contra a fome será lançado em ato

Hoje, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, acontece às 14 horas o Ato Nacional Contra a Fome: por mais comida saudável e renda para o povo se alimentar. Na ocasião, será lançado o Manifesto Popular contra a fome e pelo direito de se alimentar bem. A Abrasco é signatária do documento.

Acesse o manifesto na íntegra.

Durante o ato virtual, o manifesto será lido de forma coletiva. O documento, assinado por diversos movimentos e organizações, pontua sobre a importância da luta internacional pela soberania alimentar dos povos e posiciona-se sobre as corporações transnacionais que impõem seus produtos ultraprocessados e enfraquecem os sistemas alimentares das comunidades. Artistas e intelectuais participarão do ato, como o ex-presidente Lula, Frei Leonardo Boff e Paulo Betti.

A pobreza e a volta da fome também é uma preocupação do documento, que salienta “o quadro que coloca os mais pobres de volta à fome e também traz problemas para os setores médios, pois o preço dos alimentos tem aumentado de forma assustadora, já que o agronegócio produz commodities, os supermercados especulam com a fome e as empresas promovem o uso de comidas artificiais que só deixam a população adoecida.”

O evento pode ser acompanhado na página da Via Campesina no Facebook, às 14 horas.

Comments

comments

Deixe uma resposta