Revista Gaceta Sanitaria seleciona artigos da América Latina

Atuante na construção de pontes entre os saberes científicos produzidos nos dois lados do Oceano Atlântico, o periódico Gaceta Sanitaria, revista científica da Sociedad Española de Salud Publica y Administración Sanitaria (SESPAS), convoca a comunidade científica da América Latina a submeter artigos para a publicação sobre investigações originais em Saúde Pública baseadas em evidências.

No comunicado, o comitê editorial da Gaceta destacou as várias iniciativas para melhorar a “parceria entre as regiões”, considerando o aumento da produção científica na América Latina nos últimos anos. Pesquisas brasileiras sobre a qualidade do sono na população acima de 40 anos e acesso a medicamentos de alto custo e contribuições equatorianas e chilenas sobre saúde, sexualidade e consumo de álcool na adolescência, entre outras, foram exemplos de artigos publicados na Gaceta e que tiveram grande repercussão e importância científica para o periódico.

Para os números temáticos desenhados para o ano de 2017, a Gaceta Sanitaria tem interesse em receber revisões sistemáticas, revisões “guarda-chuva”, e mapeamentos de meta-sínteses nos seguintes temas:

  • A promoção da saúde a partir dos paradigmas contemporâneos e dos modelos “saludogênicos”;
  • Uso de agrotóxicos; compostos tóxicos persistentes e demais defensivos químicos e seus impactos na saúde;
  • Políticas de alimentação; alimentos processados e ultraprocessados ​; ingredientes proibidos e avaliação comparativa dos mecanismos de regulação em alimentação e nutrição entre países desenvolvidos e em desenvolvimento;
  • Avaliação das intervenções e de ações participativas em programas de saúde; e
  • Epidemiologia das doenças transmitidas por vetores

A publicação aceita originais em espanhol e inglês, que devem ser enviados para o e-mail gs@elsevier.com. O prazo estipulado é abril de 2017. A Gaceta é classificada no  Qualis CAPES 2015 como publicação B1. Confira aqui as regras para submissão, normas éticas, custos e demais informações.

Comments

comments