Metodologia inovadora reúne UFBA e UFSB em curso livre

Uma metodologia inovadora e um tema de relevância e complexidade uniram o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da mesma instituição (IHAC/UFBA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que oferecem neste início de ano o curso livre “MODELOS DE FORMAÇÃO E MODOS DE CUIDADO EM SAÚDE” no período de 16 de fevereiro a 20 de abril de 2017 e em quatro lugares diferentes e simultâneos: em Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Salvador.

O curso tem como objetivo o estudo dos antecedentes históricos, princípios epistemológicos e pautas metodológicas de modelos de formação em Saúde e sua articulação aos modos de cuidado predominantes em distintos períodos da História do Ocidente. Ao final, proporá como tarefa final avaliar estruturas curriculares e modelos pedagógicos dos programas de cursos de graduação em saúde no Brasil.

A coordenação é de Naomar Almeida Filho (Prof-Saúde/UFSB), e tem no corpo docente Luis Eugenio de Souza (PPGSC/ISC/UFBA); Marcelo Dourado Rocha (EISU/IHAC/UFBA); Antonio José Costa Cardoso (Prof-Saúde/UFSB – Campus Jorge Amado); Lina Faria (Prof-Saúde/UFSB – Campus Sosígenes Costa) e André Rego (UFSB – Campus Paulo Freire), além de outros.

Luis Eugenio de Souza destaca a ação pioneira das instituições: “A inovação se caracteriza pela oferta de um curso metapresencial, com estudantes e docentes distribuídos por quatro campi distintos, e pela adoção de “aulas invertidas”, em que as equipes ativas de aprendizagem conduzem o processo de ensino/aprendizagem na perspectiva da sistematização de informações sobre os projetos político-pedagógicos das principais escolas e faculdades de formação profissional em saúde do Brasil. Ademais, como curso livre, pode vir a ser acompanhado por todas as pessoas que o desejarem, bastando apenas que se auto organizem em equipes ativas de aprendizagem”, esclarece o coordenador do PPGSC/ISC/UFBA e ex-presidente da Abrasco.

Serão disponibilizadas 100 vagas, em turmas de 20 estudantes em cada programa e campus, podendo ser frequentado por estudantes de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e de graduação (BI-Saúde, graduação em Saúde Coletiva e outros cursos) das instituições promotoras ou de outras instituições, desde que inscritos como participantes especiais. As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas em cada PPG ou IHAC envolvido até a data da primeira sessão (16/02). Acesse aqui a ementa e tire eventuais dúvidas pelo canal de contato.

Comments

comments