Conheça o IMS/CAT-UFBA, novo associado institucional da Abrasco

Imagem: Google Street View

O programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), unidade de Ensino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) passou a integrar o quadro de associados institucionais da Abrasco. O Instituto, que existe desde 2006 no município de Vitória da Conquista, a mais de 500 km de Salvador, é uma força fundamental para fomentar na região do sudoeste baiano um polo de formação e capacitação de pessoas para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Apesar de ser um programa de pós graduação relativamente jovem, criado em 2016, o PPG em Saúde Coletiva do IMS/CAT traz para o debate da saúde questões de peso como o desenvolvimento de novas tecnologias,  soluções para o atendimento de demandas regionais e a necessidade de formar quadros profissionais capacitados por meio de modelos e práticas pedagógicas inovadoras que ofereçam ênfase em abordagens multi e interdisciplinares.

Para o coordenador do PPG em Saúde Coletiva, José Patrício, a associação do Instituto é fundamental para o fortalecimento do campo da saúde coletiva. “Nosso programa apresenta uma produção científica significativa e conta com um conjunto de professoras e professores motivados e dispostos a contribuir não apenas no espaço locorregional como também em espaços mais amplos que visam o fortalecimento do SUS e da Saúde Coletiva.”, garante. 

“Nossa associação possibilitará um contato mais próximo com as comissões da Abrasco e com outros programas de pós-graduação. Além de maior possibilidade de aprendizado, a participação nos espaços físicos e discursivos da Abrasco permitirá conhecer outras realidades, novas ideias e novas maneiras de lidar com desafios da formação em saúde, da produção científica e das contribuições para a consolidação do SUS.”, conclui Patrício. 

Desde 2006, o IMS/CAT vem se consolidando institucionalmente enquanto estrutura universitária que tem atraído estudantes e profissionais interessados em fazer avançar a pesquisa científica, articulada a um ensino público de qualidade, aliado a atividades de extensão que aproximam a universidade da comunidade.

Clique aqui e saiba mais sobre o IMS/CAT

Comments

comments

Deixe um comentário