Bolsas de mestrado e doutorado: SBPC envia carta ao presidente do CNPq pedindo suspensão da chamada 25/2020

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou carta ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) solicitando a suspensão da chamada 25/2020 “Apoio à pesquisa científica tecnológica e de inovação: bolsas de mestrado e doutorado”.

Na carta, endossada pela Abrasco, a SBPC afirma que há problemas no atrelamento de bolsas de pós-graduação a projetos de pesquisa e sugere soluções para serem consideradas em uma futura chamada, com regras claras e objetivas e discutidas em conjunto com a comunidade acadêmica.

Leia a carta na íntegra.

Na carta, a SBPC destaca as partes problemáticas da chamada, apontando a origem do problema na cor vermelha e apontando na cor azul as possíveis soluções. Entre as sugestões, a SBPC diz que programas e coordenadores de pós-graduação não devem ser responsabilizados por projetos de pesquisa individuais, e que os pesquisadores credenciados submetam os projetos dentro da quota do respectivo programa. Os mandatos dos coordenadores, inclusive, podem terminar antes do final dos projetos de pesquisa.

A SBPC considera exíguo o prazo das bolsas nesta chamada e sugere a reformulação da chamada para o primeiro semestre de 2021, mantendo o mecanismo atual de distribuição de bolsas para o segundo semestre de 2020.

A Sociedade alerta ainda a falta de comunicação entre o CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), já que a chamada exige a inclusão de formulário com dados de avaliação do Programa de Pós-graduação. Tais dados são informados na Plataforma Sucupira e podem ser coletados pelo CNPq, evitando, assim, a duplicação de trabalho dos coordenadores dos programas.

“Adicionalmente, sugerimos repensar os critérios de avaliação da chamada para que bons projetos individuais sejam contemplados independentemente da avaliação dos respectivos programas”, diz a carta.

Comments

comments

Deixe uma resposta