Adeus a Maria Lúcia Lebrão


(atualizada em 02/08)

Com pesar, a Abrasco informa o falecimento de Maria Lúcia Lebrão, membro da comunidade científica da Saúde Coletiva brasileira. Graduada em Medicina no ano de 1971 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), logo filiou-se academicamente à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), sendo aprovada em concurso público para compor o corpo docente. Na FSP, realizou sua trajetória de formação pós-graduada, tendo trabalhado e estudado diversos temas, como Administração Hospitalar; procedimentos em pesquisa científica; Estatística em Saúde, Epidemiologia do ciclo vital; Classificação de doenças, e Informação em saúde. Junto a Ruy Laurenti, que a orientou nas titulações de mestrado e doutorado, desenvolveu uma profícua parceria de estudos e de trabalhos científicos. Compôs também o quadro docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e também foi servidora da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Uma de suas principais realizações foi a formatação e coordenação do estudo sobre Saúde, Bem-estar e Envelhecimento – SABE – um inquérito multicêntrico sobre saúde e bem-estar de pessoas idosas em sete centros urbanos na América Latina e Caribe, o qual acompanhou como colaboradora sênior após a aposentadoria oficial dos quadros da USP. O velório será no Anfiteatro Paula Souza da FSP/USP,  a partir das  7 horas da manhã do dia 29/07. O corpo sairá da Faculdade às 14 horas para o crematório da Vila Alpina. A missa de sétimo dia será realizada na quarta-feira, dia 03/08, às 19 horas, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado na Avenida Dr. Arnaldo, 1831 – Pinheiros, São Paulo, SP.

Epidemiologista e docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), dedicou trabalhos à área de informação em saúde e envelhecimento

Comments

comments

Um comentário sobre “Adeus a Maria Lúcia Lebrão