Abrasquiana Elaine Brandão lança livro sobre gênero e saúde para coleção Temas em Saúde da Fiocruz

Pensar sobre gênero é pensar nas estruturas que organizam a nossa vida social. Dispondo o olhar sobre as questões que atravessam os corpos da população, a autora do livro “Gênero e Saúde: Uma articulação necessária”, Elaine Brandão, investiga os impactos dessas questões no processo de saúde e doença em diversos grupos sociais. O livro integra a coleção Temas em Saúde, da Fiocruz, e pode ser adquirido através da Abrasco Livros, com desconto para as pessoas que forem associadas à Abrasco. 

A autora reforça a importância do processo histórico de luta de todas as mulheres, movimento negro e população LGBTQIA+ para o fortalecimento da democracia brasileira:” Nossa geração, nascida nos anos 1960 e 1970, é fruto dessas incansáveis lutas feministas, do movimento LGBTQIA+ e do movimento antirracista pela afirmação dos direitos humanos, pela liberdade e pluralidade democrática. Usufruímos como mulheres de inúmeras conquistas centrais ao feminismo e ao gênero – a entrada na universidade e na carreira científica, o adiamento da maternidade, o uso de métodos contraceptivos, a participação no debate intelectual contemporâneo, dentre outras. Tudo isso nos permitiu exercitar e consolidar a dimensão da cidadania, tão cara hoje.”, afirma. 

Trilhando o caminho aberto por aquelas que vieram antes, a autora enxerga no livro uma forma de agradecimento: ”Sem dúvida, este trabalho é uma forma valiosa de retribuirmos o que recebemos, décadas atrás, com um amplo conjunto de jovens interessados/as na temática. Somos herdeiras desta história de emancipação social, racial, sexual e de gênero, e reverenciar nossos antepassados muito nos orgulha.”, conclui. 

Gênero E Saúde: Uma Articulação Necessária
Elaine Reis Brandão, Fernanda de Carvalho Vecchi Alzuguir

O livro reúne reflexões acumuladas pelas autoras em suas experiências de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática de gênero, na área da saúde coletiva. 

Compre na Abrasco Livros

Comments

comments

Deixe um comentário