Abrasco participa de audiência pública no RS sobre Atenção Básica e Covid-19

Ação sanitária em Manaus (AM). Foto: Altemar Alcântara (Semcom)

O abrasquiano Luiz Augusto Facchini, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participará nesta quinta, dia 2, da audiência pública Atenção Básica e Médicos pelo Brasil: o papel dos programas de saúde pública no enfrentamento à Covid-19. A sessão é organizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Facchini considera elogiável a realização da audiência pública, pois “coloca no centro do debate a Atenção Básica e suas relevantes contribuições para o enfrentamento da Covid-19. Para mim é uma honra representar a Abrasco, por toda a história da entidade na liderança da reforma sanitária brasileira e da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o destacado papel da Abrasco na discussão da pandemia no país tem obtido reconhecimento nacional e internacional. Espero que a audiência pública estimule os parlamentares do Rio Grande do Sul e do Brasil a adotar medidas e políticas que fortaleçam o SUS e a Atenção Básica, com garantias objetivas de ampliação do financiamento e de melhoria da abrangência e qualidade de suas ações”, afirmou.

Facchini é coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco (Rede APS), que reúne mais de 8.500 membros e visa proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da APS na utilização do conhecimento disponível para fortalecer e qualificar a atenção básica no SUS. É iniciativa da Rede APS a pesquisa Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS, coordenada por professores da Universidade de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Pelotas, que tem como objetivo identificar os principais problemas e estratégias de reorganização da Atenção Básica utilizadas no enfrentamento da Covid-19 nos municípios brasileiros. A pesquisa está em fase de análise de dados.

A Rede APS está realizando seminários online para promover o debate e, entre os temas já abordados, estão os desafios da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da pandemia e experiências que fortalecem a Estratégia Saúde da Família no atual contexto.

A audiência pública Atenção Básica e Médicos pelo Brasil: o papel dos programas de saúde pública no enfrentamento à Covid-19 acontece na quinta, dia 2, às 10h, e pode ser assistida online.

Mais informações sobre a Rede APS podem ser obtidas no site.

Comments

comments

Deixe uma resposta