Abrasco na imprensa: Queda em casos de Covid representa fim da pandemia no Brasil?

Uma matéria do Portal Metrópoles ouviu especialistas para entender se a queda no número de casos de Covid-19 no Brasil pode significar o fim da pandemia. A vice-presidente da Abrasco, Ligia Kerr, participou destacando que, mesmo com o número de novos casos dando sinais de queda, ainda há muito estudo a ser feito antes de afirmar que a pandemia está no fim. 

“A vacinação segura a disseminação da doença: quanto mais gente vacinada menor a chance de a transmissão crescer de forma descontrolada”, diz. A especialista conta que países onde a campanha está sendo mais irregular, como os Estados Unidos, estão tendo que lidar com uma nova onda de diagnósticos, que lota os hospitais.

Até o momento, o uso de máscaras de proteção, somada à ampla vacinação da população e o distanciamento seguem sendo extremamente importantes. Lígia lembra que outros países, como os Estados Unidos, decidiram pelo fim das máscaras precocemente e agora, quando os casos voltaram a subir, a população se recusa a usar o item de segurança. “Vários epidemiologistas condenaram, foi uma das piores medidas tomadas. Não podemos abrir mão das máscaras enquanto não tivermos certeza do cenário no restante do mundo. É chatinha de usar, mas protege você e o outro”, diz.

Leia a matéria na íntegra no Metrópoles

Comments

comments

Deixe uma resposta