GRUPO TEMÁTICO SAÚDE INDÍGENA

O Grupo Temático Saúde Indígena (GTSI/Abrasco) é composto por professores e pesquisadores dos diversos campos da Saúde Coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais em saúde e gestão e planejamento, com expressiva produção acadêmica e técnica na área.

Desde sua criação em 2000, o GT tem proposto e participado de debates relevantes à Saúde Coletiva no Brasil, além de representado a Abrasco nas distintas esferas do SUS no que diz respeito à saúde dos povos indígenas.

Ao longo dos últimos anos, integrantes do GT tiveram atuação estratégica em órgãos colegiados, como a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), ligada ao Conselho Nacional de Saúde, e o DECIT, assim como em órgãos de fomento à pesquisa e ao ensino pós-graduado em saúde.

Além disso, o GT realiza uma intensa programação de oficinas, mini-cursos e sessões coordenadas nos congressos da Abrasco, assim como também participa de outros fóruns relevantes ao debate sobre saúde indígena, destacando-se o grupo sobre demografia indígena da Associação Brasileira de Estudos de População (ABEP). Vale destacar que, no período de 2008-2010, com participação da Abrasco, e de membros do GT, foi realizado o I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, a mais ampla pesquisa sobre saúde indígena já conduzida no país.

Últimas notícias

GT de Saúde Indígena disponibiliza vídeos de debates realizados pela Abrasco
  17 de março de 2020

GT disponibiliza vídeos sobre saúde indígena do Abrascão (2018) e do Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (2019)