GT SAÚDE INDÍGENA DA ABRASCO

O GT Saúde Indígena da Abrasco é composto por professores e pesquisadores dos diversos campos da Saúde Coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais em saúde e gestão e planejamento, com expressiva produção acadêmica e técnica na área.

Desde sua criação em 2000, o GT tem proposto e participado de debates relevantes à Saúde Coletiva no Brasil, além de representado a Abrasco nas distintas esferas do SUS no que diz respeito à saúde dos povos indígenas.

Ao longo dos últimos anos, integrantes do GT tiveram atuação estratégica em órgãos colegiados, como a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), ligada ao Conselho Nacional de Saúde, e o DECIT, assim como em órgãos de fomento à pesquisa e ao ensino pós-graduado em saúde.

Além disso, o GT realiza uma intensa programação de oficinas, mini-cursos e sessões coordenadas nos congressos da Abrasco, assim como também participa de outros fóruns relevantes ao debate sobre saúde indígena, destacando-se o grupo sobre demografia indígena da Associação Brasileira de Estudos de População (ABEP). Vale destacar que, no período de 2008-2010, com participação da Abrasco, e de membros do GT, foi realizado o I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, a mais ampla pesquisa sobre saúde indígena já conduzida no país.