1º reunião da Comissão de Saúde Bucal Global será realizada em Londres

Após o lançamento do suplemento sobre saúde bucal The Lancet Series Oral Health em julho de 2019, suprindo uma carência de publicações na área de odontologia, o editor chefe da publicação, Richard Horton, apontou a necessidade de se aprofundar ainda mais as questões nessa área. Para isso, foi constituída uma Comissão de Saúde Bucal Global, contando inclusive com profissionais de fora da área da saúde. A primeira reunião dessa comissão será realizada nos dias 12 e 13 de março em Londres e contará com a participação de três pesquisadores da Abrasco, os professores Marco Peres, Aluísio Barros e Roger Keller Celeste.

O objetivo geral desta nova Comissão da Lancet é promover a saúde bucal da população e reduzir as desigualdades nesta área da saúde, tanto dentro de cada país como entre os países. A Comissão busca também elevar o perfil da saúde bucal na comunidade global de saúde e influenciar políticas relevantes e reformas de sistemas. Vinte e sete pesquisadores de dezesseis países foram nomeados como Comissários.

A Comissão funcionará nos próximos dois anos. Serão realizadas duas reuniões presenciais, uma no início e outra ao final do período. Também há planos para a realização de uma reunião entre o 12º e o 18º mês para analisar os progressos no trabalho. Além dos Comissários nomeados, será estabelecido um Conselho Consultivo para que as principais organizações profissionais possam contribuir e comentar os planos da Comissão.

A Comissão produzirá um relatório principal final de seus trabalhos, publicará artigos científicos e realizará eventos de divulgação. O objetivo final é efetuar mudanças significativas e sustentáveis ​​na saúde bucal global.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *