GT Saúde Bucal Coletiva publica Anais da 7ª Reunião de Pesquisa

Está disponível os Anais da 7ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. Fruto de um encontro que reuniu mais de 150 pesquisadores e pesquisadoras debatendo diversos aspectos sobre o tema Ciência e Política na Saúde Bucal do Brasil contemporâneo, o material traz os resumos dos trabalhos apresentados e os documentos aprovados no evento realizado em julho de 2019, em Salvador.

Em linhas gerais, o documento sistematiza as discussões do encontro que apontaram a necessidade de ampliar horizontes científicos e políticos e capilarizar a Saúde Coletiva, reafirmando o direito à saúde de forma integral. O evento originou também a“Carta da Bahia: Pelo Direito à Saúde Bucal”, que buscou ampliar o debate sobre saúde e democracia junto a dentistas e demais profissionais da odontologia, da academia e dos serviços, mostrando a necessidade de se fazer valer a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais instrumentos que fortaleçam o acesso a esta importante dimensão da saúde no Brasil.

Cristine Maria Warmling, da coordenação do GT de Saúde Bucal Coletiva da Abrasco, aponta a importância da publicação: “Com a divulgação dos Anais da da 7ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva, realizada na UFBA, em 2019, o espaço do GT de Saúde Bucal Coletiva da Abrasco vai se tornando referência não só para seus membros, mas para o campo da Saúde Coletiva e, em especial, para pesquisadores, pesquisadoras e profissionais  brasileiros da Saúde Bucal Coletiva. Além de divulgar os trabalhos que foram lá apresentados, também é possível acessar muitas informações sobre a história da organização da reunião de pesquisa, que é sempre realizada em parceria com o GT/SBC-Abrasco. Agora já começamos a nos preparar para a próxima reunião, prevista para ser realizada na USP, em São Paulo, em 2021”.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *