O GT Gênero e Saúde foi criado em abril de 1995, durante o III Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Salvador, com objetivo de ampliar e consolidar o ensino e a produção do conhecimento sobre o tema na área de Saúde Coletiva.
Ao longo de quase três décadas, nossa luta continuada e efetiva permitiu consolidar este campo temático na Saúde Coletiva. Construímos agendas de prioridades e estratégias de ação para ampliar espaços institucionais e acadêmicos. Lutamos pela equidade de gênero na ciência e apoiamos a ABRASCO em suas manifestações públicas pela garantia de direitos sexuais e reprodutivos e contra todas as formas de discriminação. Formulamos propostas e monitoramos políticas em distintos foros como a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU) do Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM).
O GT Gênero e Saúde têm buscado fortalecer a interlocução entre acadêmicas/os, profissionais de saúde e militantes dos diversos os movimentos sociais, visando tornar o conhecimento científico cada vez mais útil e acessível. Nessa interlocução também se procura captar demandas emergentes para a produção de conhecimento, formação de profissionais e atuação política no campo de gênero e saúde. E ainda para a aprofundar a compreensão de fenômenos de interesse na Saúde Coletiva, abordando novos temas e revisitando antigos, na perspectiva das relações de gênero.
O GT incorpora, por meio da produção de suas/seus integrantes, um extenso leque de temas, tais como desigualdades de gênero na ciência; reprodução, maternidade e aborto; violência doméstica e sexual, Aids e outras DST, controle social, monitoramento e avaliação de políticas e programas (especialmente para as mulheres).
Suas atividades regulares incluem o assessoramento à diretoria da ABRASCO nas questões pertinentes, a participação organizada nos congressos da entidade e em outros eventos afins; a organização de seminários e oficinas de trabalho, com publicização dos resultados.
Últimas notícias
Comemoração de 25 anos do GT Gênero e Saúde da Abrasco
24 de janeiro de 2022
Sessão especial durante o EPI 2021 marcou a data
Painel debate a baixa representatividade das mulheres na ciência
15 de dezembro de 2021
Debate na Ágora Abrasco
Ágora Abrasco desta quarta-feira (26) debate a pandemia para além dos dados
15 de dezembro de 2021
Confira debate da Ágora Abrasco
8M: Ágora Abrasco reflete sobre mulheres brasileiras, ciência e Covid-19
15 de dezembro de 2021
Espaço marcou Dia Internacional da Luta das Mulheres
Dia internacional das Mulheres abre retomada da Ágora Abrasco
15 de dezembro de 2021
Evento acontecerá no 8 de março