O Grupo Temático Envelhecimento e Saúde Coletiva da Abrasco é composto por professores e pesquisadores dos diversos campos da Saúde Coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais em saúde e gestão e planejamento, com expressiva produção acadêmica e técnica na área do envelhecimento.
Criado em 2019, o GT tem discutido os temas relevantes à Saúde Coletiva no Brasil, além de representar a Abrasco nas distintas esferas do SUS no que diz respeito as políticas públicas com foco no envelhecimento e na saúde da pessoa idosa.
O GT foi constituído considerando o importante processo de envelhecimento populacional no Brasil e seus desafios para o campo da saúde coletiva. As pequisas epidemiológicas avançaram com importantes inquéritos, a área das ciências sociais tem discutido muito o tema em seus debates e a área de politica, planejamento e gestão tem se debruçado sobre as políticas publicas com foco no envelhecimento ativo e estudos sobre a organização dos modelos de cuidados ao idoso tanto no setor publico como no privado.
O GT se propõe a atuar nos debates da área pautando as programações dos congressos e eventos da Abrasco no sentido de dar visibilidade a produção científica na área e contribuir com o avanço da temática no campo da saúde coletiva.
Últimas notícias
Classificação de velhice na CID-11 é retirada pela OMS
19 de dezembro de 2021
“Essa decisão agora coloca um freio no idadismo que iria atingir níveis sem precedentes”, diz Alexandre Kalache
Covid-19: pessoas idosas precisam de atenção especial
09 de abril de 2020
“Em que ponto da rede de saúde as pessoas idosas com síndrome gripal serão identificadas?” questiona a nota
Pandemia da Covid-19 e um Brasil de desigualdades: populações vulneráveis e o risco de um genocídio relacionado à idade
31 de março de 2020
Documento especial do GT Envelhecimento e Saúde Coletiva/ABRASCO