Grupo Temático Envelhecimento e Saúde Coletiva

O Grupo Temático Envelhecimento e Saúde Coletiva da Abrasco é composto por professores e pesquisadores dos diversos campos da Saúde Coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais em saúde e gestão e planejamento, com expressiva produção acadêmica e técnica na área do envelhecimento.

Criado em 2019, o GT tem discutido os temas relevantes à Saúde Coletiva no Brasil, além de representar a Abrasco nas distintas esferas do SUS no que diz respeito as políticas públicas com foco no envelhecimento e na saúde da pessoa idosa.

O GT foi constituído considerando o importante processo de envelhecimento populacional no Brasil e seus desafios para o campo da saúde coletiva. As pequisas epidemiológicas avançaram com importantes inquéritos, a área das ciências sociais tem discutido muito o tema em seus debates e a área de politica, planejamento e gestão tem se debruçado sobre as políticas publicas com foco no envelhecimento ativo e estudos sobre a organização dos modelos de cuidados ao idoso tanto no setor publico como no privado.

O GT se propõe a atuar nos debates da área pautando as programações dos congressos e eventos da Abrasco no sentido de dar visibilidade a produção científica na área e contribuir com o avanço da temática no campo da saúde coletiva.

Últimas notícias

Pandemia da Covid-19 e um Brasil de desigualdades: populações vulneráveis e o risco de um genocídio relacionado à idade
  31 de março de 2020

Documento especial do GT Envelhecimento e Saúde Coletiva/ABRASCO