Livro traz a importância da participação popular para a consolidação de políticas públicas

Durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, em 2018, o Grupo Temático de Educação Popular em Saúde da Abrasco promoveu uma série de diálogos acerca da democracia, da participação e do controle social na saúde. Desse importante espaço nasceu o livro “Democracia, participação e controle social na saúde”, que conta com prefácio do vice presidente da Abrasco, José Ivo Pedrosa, e é composto por artigos originais das diversas atrizes e atores que construíram o debate e posteriormente aprofundaram suas reflexões, que agora é apresentada ao público.

São doze trabalhos que abordam os impactos negativos na saúde, educação e assistência social, em consequência da redução dos investimentos e desmantelamento das políticas públicas nos últimos anos, especialmente naquelas voltadas para o atendimento primário em saúde. O risco eminente de criminalização dos movimentos e práticas sociais, e o consequente esvaziamento dos espaços de participação comunitária e em políticas de saúde, assim como no controle social também são debatidos nos textos. Por fim, o aumento da desassistência à população e a redução do Estado como promotor da cidadania também são abordados ao longo do livro.

Para Luanda Lima, da Coordenação do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco e organizadora da publicação, a obra reflete os debates vividos em 2018 e traz contribuições para nosso cenário: “As experiências relatadas apontam para o papel essencial da participação popular e do controle social para a consolidação e o revigoramento da democracia e da necessidade da incidência dos mais diversos atores e atrizes na constituição de políticas públicas e ações de saúde desde o microcosmos dos territórios às esferas de tomada de decisão”.

Clique e acesse o livro “Democracia, participação e controle social na saúde”.

Comments

comments




Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *