Abrasco solicita ampliação de vacinação para incluir pessoas com deficiência intelectual

Associação foi representada por Martha Moreira, integrante do GT Deficiência e Acessibilidade e pesquisadora do IFF/Fiocruz – Reprodução

 A Comissão dos Direitos da Pessoas com Deficiência realizou na segunda-feira, 12 de abril, uma audiência pública para debater a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com deficiência intelectual. A Abrasco esteve presente, representada pela pesquisadora Martha Moreira (IFF/Fiocruz), integrante do GT Deficiência e Acessibilidade da Abrasco, juntamente com outros representantes das áreas da saúde e da acessibilidade. 

A audiência foi solicitada pela deputada Rejane Dias (PT-PI) por entender que algumas medidas de proteção individual contra a Covid-19 podem não ser corretamente aplicadas em casos de deficiência intelectual, como as pessoas com transtorno do espectro autista, por exemplo. No cenário da pandemia, elas foram dispensadas de usar máscaraspara evitar que essa proteção potencialize o Transtorno de Processamento Sensorial de alguns indíviduos. A medida acaba por colocar essas pessoas em situações de maior exposição ao vírus.

Redigido pelo GT Deficiência e Acessibilidade da Abrasco, Martha apresentou o posicionamento da Associação que solicita vacinação para todes e ampliação do grupo prioritário para comportar essa parcela da população. A carta reforça também os eixos apresentados no documento União Para Salvar Vidas – Manifestação da Frente Pela Vida ao STF e Congresso Nacional: lockdown de 21 dias; auxílio emergencial de R$ 600, ampla vacinação da população pelo Sistema Público de Saúde, fortalecimento da vigilância da saúde, da atenção básica, da assistência hospitalar e da assistência farmacêutica e um financiamento adequado para o SUS.

Acesse a versão final da Carta sobre vacinação contra Covid-19 para pessoas com deficiência intelectual

A audiência está disponível no Youtube e pode ser conferida na íntegra no player abaixo. 

Comments

comments




Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *