Fórum de Graduação em Saúde Coletiva tem nova coordenação

Em assembleia virtual realizada em 25 de maio, o Fórum de Graduação em Saúde Coletiva deu mais um passo na consolidação de sua organização. A coordenação do coletivo que congrega docentes, estudantes e egressos dos cursos de graduação em saúde coletiva foi renovada, sendo discutidos também documentos orientadores para próximas ações.

Com a participação de mais de 25 pessoas, a reunião foi aberta por Liliana Santos, coordenadora de 2016 e 2021, que abriu a reunião e passou a palavra para Gulnar Azevedo, que saudou a todos e todas e parabenizou os avanços importantes ocorreram durante a última gestão.

Liliana retomou a palavra e fez um histórico do Fórum, lembrando importantes marcos da sua formação e constituição. Registrou também as coordenações que já estiveram a frente do coletivo e a participação em mesas e encontros nos congressos da Abrasco. Recapitulou o processo de elaboração, discussão e apresentação da minuta da Lei de Diretrizes Curriculares para a graduação em Saúde Coletiva, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) em 2017, mas ainda não foram oficializadas. A articulação para a inclusão da ocupação de sanitarista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e na elaboração da minuta do projeto de Lei n. 1821/2021, que dispõe sobre a regulamentação da atividade profissional de sanitarista, intensamente discutido com outras entidades e protocolado na Câmara pelo deputado Alexandre Padilha no último 17 de maio.

Docentes e egressos que acompanharam a constituição do Fórum e as articulações realizadas ao longo desses 10 anos deram suas contribuições, como Gladys Amelia, docente da UNILA, e ex-coordenadora do FGSC; e os egressos Vinício Oliveira e Indyara Morais.

Próximos passos: Para fortalecer a institucionalidade do coletivo, está em processo final de deliberação o documento de organização do FGSC. A minuta está aberta para sugestões – clique e acesse.  

Por fim, foi apresentado a proposta de novo colegiado gestor para a gestão 2021-2023, composta por dois docentes e dois graduandos: professor Vinício Oliveira, graduado em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA, e atual coordenador do curso de Saúde Coletiva da UFPR; Lívia Teixeira, atual coordenadora do curso de Saúde Coletiva da UFPE; Nathalia Lobo, graduanda do curso de Saúde Coletiva da UFMT; e Felipe Seiti, graduando do curso de saúde pública da FSP-USP. Aclamado pelos presentes, o grupo reforçou o compromisso assumido, acordando ter no diálogo a pedra de toque para as ações durante a gestão, mantendo a agenda de encontros virtuais e a presença do FGSC nos congressos da Abrasco para discussão dos assuntos de interesse para fortalecimento da formação em Saúde Coletiva e atuação do profissional sanitarista. Acesse a memória da reunião.

Comments

comments




Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *