Fórum de Graduação em Saúde Coletiva no Abrascão 2022

O debate sobre a formação em saúde coletiva permeia o cotidiano acadêmico e profissional de estudantes, docentes e egressos da área. A fim de fomentar discussões sobre temas como diretrizes curriculares e projetos pedagógicos, estágios curriculares e práticas em saúde coletiva, o Fórum de Graduação em Saúde Coletiva (FGSC) da Abrasco promoverá atividades durante o Abrascão 2022. 

 No dia 20 de novembro, acontecerá a reunião do FGSC, que debaterá também estratégias pedagógicas e metodológicas, curricularização da extensão e a inserção profissional dos bacharéis em Saúde Coletiva. Será um momento de reencontro, e também contará com uma agenda programática de avaliação, identificação de demandas atuais e futuras, bem como a definição de atividades a serem desenvolvidas pelo FGSC e seus Grupos de Trabalho no próximo ano.

Abrasco Jovem

O FGSC atuou diretamente no Abrasco Jovem, que consiste em fomentar o protagonismo de jovens sanitaristas e pesquisadores e a inserção política dos jovens, por meio de criação de espaços de debates intergeracionais, como o cafés da manhã temáticos com a presença de sanitaristas experientes para troca de vivências.

Também houve esforço para  acessibilizar a participação dos graduandos em saúde coletiva por meio de ações como taxa de inscrição diferenciada e ações afirmativas –  isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans e estudantes de graduação e pós graduação negros/as e pessoas refugiadas – alojamento solidário, alimentação e transporte.

Mesas redondas 

O Fórum estará presente na programação científica do Congresso, mais especialmente em duas mesas redondas: 

Mesa Redonda:  A formação em Saúde Coletiva: desafios da formação do ensino de graduação e pós-graduação

Coordenador:

Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos – UFBA (
Expositores:

Manuelle Maria Marques Matias – UFF 
Paulette Cavalcanti de Albuquerque – FIOCRUZ/PE
 Luiz Augusto Facchini – Presidente da Abrasco (2009-2012) e Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS/Abrasco)
Nelson Filice de Barros – UNICAMP 

Mesa Redonda:  A graduação em saúde coletiva como estratégia política de resistência e defesa do SUS: trajetória, expectativas e desafios para o futuro

Coordenadora:

Livia Teixeira de Souza Maia – Fórum de Graduação em Saúde Coletiva/Abrasco 

Expositoras: 
Carmen Fontes de Souza Teixeira – UFBA
Marília Cristina Prado Louvison – USP 
Jussara Lisboa Viana – USP

Comments

comments




Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *