Fórum de Graduação em Saúde Coletiva estará presente no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

(atualizado em 29/09/2017)

A próxima reunião presencial do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva (FGSC) já tem data marcada. Será em 09 de outubro, em Florianópolis (SC), nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), durante o X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Além de proporcionar o espaço privilegiado e dedicado a atualizar os debates entre docentes e estudantes sobre formação, carreira e o cotidiano dos cursos de graduação em Saúde Coletiva, o colegiado contará ainda com uma mesa-redonda na programação especial do evento.

+Acesse aqui a carta-convite da Coordenação do FGCS

Na expectativa de ver publicada as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), já aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o FGSC segue seu calendário de debates online e aprovou na última reunião virtual, em 18 de julho, a organização dessa reunião presencial durante o próximo encontro nacional promovido pela Abrasco. Entre os pontos de pauta, deverão estar em discussão a operacionalização das DCN nos projetos pedagógicos das universidades; a inclusão das atividades de extensão nos currículos; o estágio obrigatório e sua característica multiprofissional; a carreira dos egressos(as), e também a relatoria das etapas dos encontros regionais dos(as) estudantes de Saúde Coletiva (ERESC).

Sessão especial: No dia 11, será a vez do FGSC compor uma sessão especial na programação do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A mesa-redonda “A Graduação em Saúde Coletiva e suas Diretrizes Curriculares: quais as próximas construções possíveis? ” acontecerá das 13h às 14h20 no Centro de Convenções Centro Sul. Em parceria com a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a mesa contemplará docentes envolvidos com a graduação em Saúde Coletiva, a saber: Antônio Leal Costa (IESC/UFRJ); Alcides Miranda (UFRGS) e Marcelo Castellanos (ISC/UFBA). A proposta é promover uma reflexão de como as áreas da Epidemiologia, da Política, Gestão e Planejamento de Saúde e da Ciências Sociais e Humanas vem construindo diálogos, estratégias e projetos para a formação em nível de graduação. A mesa também contará com a participação do estudante José Joclilson Nascimento Silva, do curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) – campus Darcy Ribeiro, pela representação discente do FSGC.

A programação ainda contempla a atividade “Experiências com o ensino de Epidemiologia na graduação”, que terá as contribuições de Antônio Leal Costa (IESC/UFRJ), falando da perspectiva dos cursos da área da Saúde, como Medicina, e de Orivaldo Florencio de Souza, professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), falando do universo dos cursos de Saúde Coletiva. Será na terça-feira, 10 de outubro, às 14h50.

+ Confira a programação completa do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

“Nosso Fórum tem se constituído como um espaço de troca e articulação entre os diversos cursos da Saúde Coletiva cada vez mais vivo, com participação cada vez maior de docentes e estudantes para que possamos consolidar esse espaço plural e proativo no cenário do nosso campo disciplinar. Em Florianópolis, queremos ainda mais gente. Toda ajuda é bem-vinda para que possamos garantir a contribuição desses profissionais junto ao SUS, bem como suas condições de empregabilidade e construção de trajetórias profissionais socialmente protegidas para os sanitaristas graduados”, convoca Liliana Santos, docente do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e integrante da coordenação do FGSC.

Reunião do FGSC
9 de outubro de 2017
Das 14h30 às 17h
Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC) – sala 900 – Térreo do Bloco B
Endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima – Rua Delfino Conti, s/n. – Trindade – Florianópolis – SC

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *