Women’s Worlds Congress e Seminário Internacional Fazendo Gênero


Em 2017, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil) irá sediar, junto com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, a 13ª edição Women’s Worlds Congress, que terá lugar pela primeira vez na América do Sul. Este é um evento que reúne a cada três anos mulheres de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. O encontro mobiliza setores diversos do feminismo, que vêm alargando e adentrando espaços nas últimas décadas, movendo debates, releituras, autocríticas e conquistas. A luta feminista é cotidiana, repleta de desafios, e ela se atualiza nas discussões promovidas em cada encontro, nas trocas de experiências, propostas de ação e no aprofundamento de situações locais.

Depois de passar por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coreia, Espanha, Canadá e Índia, é a vez do Brasil sediar o Women’s Worlds Congress, em um único evento, com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 de 30 de julho a 4 de agosto de 2017. A temática que norteará o encontro é “Transformações, Conexões, Deslocamentos”. Com isso, queremos alargar esse lugar de diálogo para uma perspectiva mundial, afastada da hierarquia Norte-Sul, ou seja, um espaço onde se possa ouvir outras vozes, novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo. Desse modo, seremos capazes de pensar e propor perspectivas inclusivas para os estudos feministas e possibilidades de construção feminista. A concepção do encontro é plural, buscando abrir espaços e horizontes. As línguas oficiais do 13th Women’s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 serão português, espanhol e inglês.

O 13th Women’s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 terá várias modalidades de participação: Simpósios Temáticos, Fóruns de Debate, Minicursos, Oficinas, Pôsteres (para estudantes de graduação e PIBIC/EM), Mostra Audiovisual, Exposição Arte e Gênero, Mostra de Fotografias, Ouvintes. Há diversos pesquisadores da Saúde Coletiva na coordenação de simpósios, reforçando assim o caráter transversal da temática e do evento, constituindo mais uma oportunidade para a consolidação dos conhecimentos sobre Saúde e Gênero.  O período de submissão de comunicações orais, trabalhos culturais e pôsteres vai até 17/12/2016. Acesse a área inscrições em http://www.fazendogenero.ufsc.br/wwc2017/

Comments

comments

Deixe uma resposta