“Sou um conto contado por mim mesmo”

“Vocês vão ter agora a oportunidade de conhecer os Miguilins, adolescentes de Cordisburgo que aprendem a narrar João Guimarães Rosa para estimular a leitura de sua obra” disse Dôra Guimarães, familiar de João e que o representou no 8º Simbravisa. Junto com Elisa Almeida, Dôra é responsável pela formação e direção destes jovens contadores de histórias que trouxeram aos simposiastas a obra do escritor na voz de moradores de Cordisburgo.

As meninas e meninos cordisburguenses começaram a narrar e Rosa pairou no ar quando cada causo começou a ser contado: – “Quando menino, no sertão de Minas, onde nasci e me criei, meus pais costumavam pagar a velhas contadeiras de estórias. Elas iam à minha casa só para contar casos. E as velhas, nas puras misturas, me contavam estórias de fadas e de vacas, de bois e reis. Adorava escutá-las” se ouviu na primeira apresentação.

O grupo foi criado em 1995 e é gerido pela Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa. Os membros fazem plantão no atendimento aos turistas no Museu, além de se apresentarem nos eventos culturais da cidade e em todo o país.

Acesse aqui o álgum de fotografias dos Miguilins no Flickr da Abrasco.

Assista aqui a íntegra da apresentação dos Miguilins na Cerimônia de Abertura do 8º Simbravisa.

Comments

comments

Deixe uma resposta