XIII Encontro Catarinense de Saúde Mental acontece entre dias 21 e 23 de outubro

O XIII Encontro Catarinense de Saúde Mental (ECSM) é um evento de cunho nacional e ocorrerá de 21 a 23 de outubro de 2021. O Encontro tem sido reconhecido como importante ator social no cenário da Saúde Mental no Brasil, tratando a Saúde Mental não apenas como campo de estudos, mas como crucial dimensão da vida.

O ECSM abraça as transformações paradigmáticas propostas com a implantação do SUS, que ampliaram o foco da saúde da patologia para o cuidado integral e promoção da saúde. O ECSM trata Saúde Mental como esfera de produção de modos de vida e de subjetividades, estendendo o escopo deste campo para a comunidade como um todo e para além da doença, referenciando-se à cultura e a determinações sociais do processo saúde-doença.

O tema central deste 13º Encontro, “As aflições contemporâneas e as novas formas de produção (psico)social do sujeito” é uma provocação à reflexão sobre a importância de se incluir no campo da Saúde Mental não apenas os atores tradicionalmente ligados aos serviços de saúde, em uma perspectiva trahsdisciplinar e intersetorial. Visa também provocar discussões sobre o arcabouço teórico-conceitual, político-jurídico, técnico-assistencial e social-cultural da Saúde Mental. Inova, ao trazer, talvez pela primeira vez em um congresso organizado por entidade acadêmica, uma conferência magna ministrada por um usuário do sistema de saúde.

Debates, minicursos, oficinas, conferências, atividades artísticas e culturais, além da celebração dos 10 anos do primeiro Mestrado Profissional em Saúde Mental no Brasil, farão deste Encontro uma potente ação sociocultural que se faz mais necessária do que nunca, frente ao momento crítico por que passamos, fortemente atingido pela maior crise sanitária da História da humanidade e por uma profunda crise ético-política e social que tem aprofundado as desigualdades sociais e favorecido retrocessos nefastos para a saúde mental do povo brasileiro.

Confira a programação

Comments

comments

Deixe uma resposta