Regulação e efeitos da publicidade dirigida a crianças é tema de evento na UFF


Aspectos legais e éticos na comunicação de produtos e alimentos dirigidas a crianças serão tema da primeira edição do  Contatos:(re)construindo a publicidade, organizado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento será no próximo dia 28 de novembro, às 17 horas, no campus do Gragoatá, auditório do curso de Serviço Social, bloco E, em Niteroí.

Com o título “Lugar de criança é na publicidade? A publicidade dirigida às crianças e suas implicações éticas”, o encontro contará com dois painéis, que vão debater mídia, infância e consumo e a regulação das peças dirigidas ao público infantil. Em ambas, haverá presença de membros dos GTs da Abrasco: Luciene Burlandy, professora no curso de Nutrição e no Programa de Mestrado e Doutorado em Política Social da Universidade Federal Fluminense e representante do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, e Rodrigo Murtinho, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde da FIOCRUZ (Laces/Icict/Fiocruz), e membro do GT Comunicação em Saúde. O evento contará ainda com a presença de Regina de Assis, consultora de mídia e educação e ex-secretária de educação da cidade do Rio de Janeiro, Salvador Zimbaldi, deputado federal do PROS e relator de projeto de lei sobre o tema e Rafael Sampaio, publicitário e vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

“Lugar de criança é na publicidade? A publicidade dirigida às crianças e suas implicações éticas”

28 de novembro de 2013, às 17 horas

Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Bloco E – Auditório de Serviço Social

 

Painel 1: “Infância, mídia e consumo

– Regina de Assis – Educadora, consultora em mídia e educação, parceira do Instituto Alana e ex-secretária municipal de Educação do Rio;

– Luciene Burlandy – professora no curso de Nutrição e no Programa de Mestrado e Doutorado em Política Social da Universidade Federal Fluminense;

– Marcus Tavares – jornalista, professor, editor da Revistapontocom: a revista da midiaeducação;

– Vanessa Anacleto – mãe e ativista do MILC – Movimento Infância Livre de Consumismo

 

Painel 2: “Regulação da comunicação mercadológica dirigida à criança”

– Salvador Zimbaldi – Deputado Federal PROS / SP, relator (em 2013) do Projeto de Lei 5.921/01 sobre publicidade infantil;

– Rodrigo Murtinho – Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde da Fiocruz (Laces/Icict/Fiocruz);

– Gabriela Borges – Professora de Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em TV pública de qualidade;

– Rafael Sampaio – publicitário, jornalista e vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

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