Instituto de Saúde completa 50 anos

Pesquisa científica e tecnológica, assessoria e formação a serviço do SUS e da Saúde Coletiva, de São Paulo e do Brasil. Criado por ocasião da Reforma Administrativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), em 16 de julho de 1969, o Instituto de Saúde celebra neste 2019 os 50 anos de existência. Para comemorar o feito, realiza na data redonda – 16 de julho – uma manhã de atividades dedicadas a pensar novos desafios para a saúde e para a própria instituição.

Em sua missão, o Instituto de Saúde tem como objetivo ser referência para o SUS na produção de conhecimento técnico-científico; na avaliação tecnológica em saúde; em assessoria para os diferentes níveis de gestão do sistema de saúde e outros setores do governo paulista.

“A marca do IS sempre foi a inovação em Saúde Pública. Desde a sua criação a estratégia foi utilizar a pesquisa e as evidências científicas para apoiar as políticas públicas da Secretaria Estadual de Saúde. Ao longo do tempo esse papel foi se moldando às necessidades das políticas de saúde. O caminho é continuar pensando na formulação e adoção de novas tecnologias e políticas públicas, e encontrar os métodos que permitam implementar essas inovações em larga escala”, comenta Sonia Venancio, diretora assistente do Instituto de Saúde.

As duas áreas de maior interesse do Instituto –  inovação social em Saúde Coletiva e inovação em gestão de políticas públicas de saúde serão os temas dos painéis da programação de aniversário.

A dimensão tecnológica será o mote do painel “Desafios Contemporâneos”, que contará com a participação do  professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Marcos Barbosa de Oliveira para debater o atual estágio de mercantilização do conhecimento; e do intelectual e pesquisador associado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) Naomar de Almeida Filho, que discutirá a competência tecnológica crítica em saúde. Após o painel, Naomar segue sua participação como vice-presidente da Abrasco dando sua contribuição na mesa “50 anos do Instituto de Saúde: marcas no campo da Saúde Coletiva”

50 anos do Instituto de Saúde
Data: Terça-feira, 16 de julho de 2019, a partir das 9 horas
Local: Auditório Walter Leser, na sede do IS/SES-SP
Endereço: Rua Santo Antonio, 590 – Bela Vista- São Paulo

Programação

9h – Painel “Desafios Contemporâneos da Ciência e da Saúde Coletiva”
Desmercantilização da Tecnociência: o conhecimento como bem público – Marcos Barbosa de Oliveira
Competência tecnológica crítica em saúde – Naomar de Almeida Filho

10h30 – Intervalo

10h45 – Coral Cidadãos Cantantes

11h – Mesa “50 anos do Instituto de Saúde: marcas no campo da Saúde Coletiva”

12h30 – Lançamento do Boletim do Instituto de Saúde
Lançamento do selo/carimbo comemorativo – 50 anos do Instituto de Saúde

13h – Coquetel

14h – Pocket Show (a confirmar)

Comments

comments

Deixe uma resposta