GT Avaliação/Abrasco realiza seminário virtual para discutir estratégias em tempos de austeridade

O Grupo Temático de Monitoramento e Avaliação de Programas, Serviços, Sistemas e Políticas de Saúde (GT Avaliação/Abrasco) realiza na próxima segunda-feira, 27 de novembro, seu primeiro seminário virtual. A atividade compõe também o calendário de eventos preparatórios ao 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. O encontro acontecerá de maneira presencial e virtual. Os participantes de São Paulo estarão reunidos na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e demais integrantes de outras cidades e países estarão conectados na sala virtual promovida pela Abrasco. 

“O objetivo é ajudar a gente a analisar o caminhar tanto do nosso grupo como dos processos, para pensarmos os próximos passos, para reorganizar a dinâmica de trabalho. Será nossa primeira reunião virtual, uma oportunidade de utilizarmos as tecnologias e produzir de maneira mais proativa, congregando o maior número possível de membros do GT”, explica Oswaldo Tanaka, coordenador e professor da FSP/USP.  Ele destaca que o momento atual exige que sejamos ousados no fazer. “Será o momento para uma reflexão sobre quais as diretrizes e os temas devem nortear nosso olhar para as políticas públicas de saúde no atual momento de crise e reforço das políticas de austeridade. Temos de ter guias que realmente nos ajudem a atravessar o atual momento, com formulações que funcionem como uma espécie de “redução de danos” numa conjuntura tão adversa às políticas universais. Nossa impressão é que não adianta a fazer o que sempre fizemos. Precisamos aumentar a efetividade das ações de avaliação e planejamento em momentos de crise como o atual”, completa.

Seminário do GT-Avaliação da Abrasco
Data: 27 de novembro de 2017 – segunda-feira
Encontro presencial: Faculdade de Saúde Pública da USP
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715 – Prédio da Biblioteca – segundo andar
Link da Sala virtualabrasco.adobeconnect.com/gtmonitoramentoeavaliacao/

PROGRAMAÇÃO 

10h – Roda de Conversa entre os participantes – “A avaliação em contexto político e de financiamento adversos: alternativas de resistência”
12h – Almoço
13h30 – A avaliação em uma perspectiva internacional (Zulmira Hartz) – A avaliação no Brasil atual (Oswaldo Y. Tanaka)
15h30 – Debate entre os participantes – “O Abrascão já começou no GT-Avaliação”

Comments

comments

Deixe uma resposta