Nesta quinta, Governo Dilma em avaliação na UFRJ


05No próximo dia 14, quinta-feira, o campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) receberá um time de peso de intelectuais brasileiros para avaliar rumos e perspectivas do segundo mandato do governo da presidente Dilma Roussef.

A organização é uma iniciativa de professores de diversas unidades da UFRJ preocupados com as relações entre o desenvolvimento econômico e social e que desde o ano passado se mobilizaram para refletir sobre o processo eleitoral. A Atividade conta com o apoio da Reitoria da Universidade e do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ).

As abordagens vão passar por diversos campos do conhecimento: da Economia Política à Microeconomia, da Ciência Política ao Urbanismo, da Saúde Coletiva à Antropologia.

A sessão contará com os professores Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ); Pedro Cláudio Cunca, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH/UFRJ); Charles Pessanha, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (DCP/IFCS/IFCS); Otávio Velho, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ); Lígia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ); Maria Lucia Werneck Vianna, Denise Gentil, Lena Lavinas e Ricardo Bielschowsky, estes do Instituto de Economia (IE/UFRJ). Como convidados, estarão os docentes José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/Uerj), e Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).

Membro do Conselho da Abrasco e uma das organizadoras do evento, Lígia Bahia destaca a importância da academia em realizar eventos como este. “O encontro é um primeiro passo para estimular análises sistemáticas sobre as políticas governamentais do atual mandato. A identificação e o acompanhamento dos agentes e dos interesses que influenciam a agenda pública contemporânea, suas iniciativas e proposições políticas, são fundamentais para fazermos críticas mais claras, contundentes e que de fato contribuam para a mudança do cenário brasileiro”.

UFRJ debate os 100 dias do governo Dilma
Dia e hora: 14 de maio, das 10h às 13h
Local: Auditório Prof. Manuel Maurício de Albuquerque (CFCH/UFRJ), Campus Praia Vermelha
Endereço: Avenida Pasteur, 250
Entrada franca sem necessidade de pré-inscrição. Auditório com capacidade de 100 lugares

 

Comments

comments

Deixe uma resposta