FSP e ECA discutem a relação entre educação, comunicação na área de Saúde


A Coordenação do Curso de Especialização em Saúde Pública da USP (Lato-sensu, semi-presencial) está organizando uma série de palestras sobre os usos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas estratégias didático-pedagógicas, aplicáveis as salas de aula virtuais e presenciais –  todas gratuitas e abertas ao público interessado, através de inscrição prévia, com certificado aos participantes.

O primeiro evento será o “Encontro de Educação, Comunicação e Informação – Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem” que contará com a participação de professores/pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

O objetivo principal do Encontro organizado pela Equipe de Coordenação do CESP/USP é a aproximação do Grupo de Professores e Monitores do Curso, de conceitos inovadores na área, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem, devido a implementação do Curso de Especialização em Saúde Pública à distância, a fim de consolidar a necessidade de reconstrução das práticas didático-pedagógicas pelas demandas trazidas com a introdução, utilização e crescente valorização dos meios de ensino-aprendizagem em Ensino a Distância e conhecer os referenciais teóricos que existem na área.

“Estamos trazendo especialistas de áreas afins para discutir conceitos relacionados às estratégias midiáticas, que surgem enquanto novas possibilidades tecnológicas são criadas e disponibilizadas. Precisamos repensar as novas interações professor-aluno, convergindo como novas células dos organismos diferenciados de ensino-aprendizagem, que vem sendo transformadas sob interferência dessas relações. Acompanhar essas transformações, aceitar e inserir estas linguagens nos meios didáticos é essencial para criar um contexto pedagógico adequado e atualizado”, afirma Edina Arouca, Assistente de Coordenação do CESP/USP.

Palestrantes:

Ismar de Oliveira Soares: Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero; Mestre e Doutor em Comunicação pela  USP; Pós Doutorado pela Marquette University; Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP; Vice-Presidente do World Council for Media Education; Professor Titular da ECA/USP; Pesquisador em Educomunicação e foi Coordenador do Curso de Especialização a distância em Mídias na Educação para o Estado de São Paulo, realizado pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP), tendo como parceiros o MEC/CAPES e a UFPE, ministrado para professores da rede pública de ensino entre 2017 a 2013. O programa atendeu um total de 5.724 alunos, em três ofertas, em seus três diferentes níveis (Básico, Intermediário e Avançado).

Edmir Perrotti: Graduado em Letras Português e Francês pela USP; Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP; Diretor científico do Colaboratório de Infoeducação – ColaborI- da ECA/USP; Idealizador de redes de leitura em escolas; Professor Colaborador da  ECA/USP e Pesquisador em Infoeducação.

Fernando Lefèvre: Pedagogo formado pela USP; Mestre em Semiótica pela  Sorbonne-Paris; Doutor em Saúde Pública USP; Criador  dos softwares  Qualiquantisof e LQTonline; Professor Sênior da FSP/USP; Criador/Pesquisador do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Também atua na inter-relação das áreas de conhecimento da educação, comunicação e saúde.

Data: 05/12/2013 das 14 às 17h

Local: FSP/USP – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Anfiteatro João Yunes – Cerqueira Cesar (Próximo ao Metrô Clínicas).

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