USP revisita produção e memória de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves

Professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DPM/FMUSP) e um dos teóricos que participou da construção do campo da Saúde Coletiva brasileira nos anos 1970-1990, Ricardo Bruno Mendes Gonçalves (1946-1996) será tema da palestra “Saúde, Sociedade e História: Uma Revisita às contribuições de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves”. Será nesta quinta-feira, 16 de março, às 11:30, no Anfiteatro do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulistana. Haverá transmissão online.

A partir das informações biográficas e bibliográficas e do contexto histórico do Brasil e da Ciência dos 1970, José Ricardo Ayres, professor do mesmo DMP/USP e estudioso da obra de Mendes Gonçalves, revisitará os principais trabalhos do autor, seus desdobramentos nas linhas de investigação de seus alunos e seu legado para a Saúde Coletiva. Serão destacados a gênese e o desenvolvimento da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e seus aportes para a compreensão e a investigação empírica das dimensões sócio-históricas das práticas de saúde e para a reconstrução de saberes e tecnologias no âmbito da Reforma Sanitária Brasileira. A mediação será de Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA – USP).

Ayres é autor do artigo Ricardo Bruno: história, processos sociais e práticas de saúde, publicado na seção Construtores da Saúde Coletiva do nº 20 (2015) da revista Ciência & Saúde Coletiva, e falou à TV Abrasco sobre o mestre no X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão-2012, em Porto Alegre. (veja abaixo). Mais recentemente, no 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (7ºCBCSHS),  uma mesa redonda com Everardo Duarte Nunes (Unicamp), Naomar de Almeida Filho (UFSB), Semiramis de Melo Rocha (USP) e Lilia Blima Schraiber (USP) debateu e resgatou as originais formulações do saudoso professor.

A palestra é uma promoção do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e terá transmissão ao vivo. Não é necessária pré-inscrição. Lotação mediante a capacidade do anfiteatro.

“Saúde, Sociedade e História: Uma Revisita às contribuições de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves”
16 de março – quinta-feira, das 11h30 às 13 horas
Anfiteatro do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Arnaldo, 455, Clínicas – São Paulo, SP
Outras informações no site do IEA-USP e nas redes sociais

 

Comments

comments