C&SC promove debate sobre cooperação internacional em saúde no Rio de Janeiro

Lançado em julho, o  número temático Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde (v. 22, n. 7) da revista Ciência & Saúde Coletiva tem promovido esta importante discussão em diversos espaços, relacionando produção científica com as diferentes realidades institucionais das instituições e entidades envolvidas com processos de cooperação e diplomacia em saúde. No último dia 18 de agosto, o número foi apresentado durante a sessão plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM). Na próxima quinta-feira, 31 de agosto, o debate será aberto ao público, mediante inscrição prévia, na sede do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), no Rio de Janeiro. Clique e garanta sua presença.

+ Veja a programação e ficha de inscrição na página do Nethis/Fiocruz -BSB
+ Confira a página do evento nas redes sociais

Participam como palestrantes os pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Fernando Pires Alves e Marcos Cueto, autores do artigo A década de Alma-Ata: a crise do desenvolvimento e a saúde internacional, e a pesquisadora do Departamento de Relações Internacionais da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), María Belén Herrero, autora de Por uma Saúde Internacional Sul-Sul: dívidas e desafios na agenda de saúde regional. A abertura terá a presença de Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, e de Carina Vance, diretora executiva do ISAGS. O Instituto fará a transmissão ao vivo pela sua página nas redes sociais.

É a primeira vez, desde a criação de Ciência & Saúde Coletiva, que o tema da cooperação internacional em saúde pauta uma edição especial. São mais de 20 artigos sobre desenvolvimento, desigualdade e cooperação internacional em saúde, organizados pelos editores convidados Fernando Pires Alves (COC/Fiocruz) e José Paranaguá de Santana, coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, responsáveis também pelos eventos de apresentação e debate. Assista abaixo a mensagem de José Paranaguá de Santana e navegue pelos demais vídeos, com apresentações de diversos autores do número.

8º Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública e Lançamento da v. 22 Nº7 da Revista Ciência & Saúde Coletiva
Dia 31 de agosto – quinta-feira, de 8h30 à 12 horas
Local: Isags – Avenida Rio Branco, 151 – 19º andar, Centro, Rio de Janeiro
Informações: nethis@fiocruz.br – Tel: (61) 3329 4662

Comments

comments

Deixe uma resposta