Ágora Abrasco comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Clique para abrir e baixar os cards e compartilhe com suas redes:

Em 1992, a Organização das Nações Unidas proclamou o 3 de Dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Desde então, esse segmento da sociedade tem ampliado a luta por avanços na agenda política, garantias normativas e maior agenciamento coletivo, tanto de pessoas como de instituições implicadas com a construção de uma sociedade mais justa, plural, livre de barreiras e igual em oportunidades para todas as pessoas, com espaço e direitos para as pessoas com deficiência. Entretanto, tais avanços ainda estão distantes do cotidiano da população. Para aproveitar essa data comemorativa e mobilizadora, a Ágora Abrasco realiza neste dia 3 o painel: Deficiência e(m) Interseccionalidade: uma agenda para a Saúde Coletiva, com transmissão pela TV Abrasco.

Espaço fundamental de encontro, produção de saberes e práticas, o campo da saúde coletiva tem central papel nesse debate e necessita ampliar o diálogo com diferentes povos, para assim contribuir de maneira mais efetiva com as lutas coletivas e as necessidades de saúde de uma população igualmente diversa, múltipla em singularidades, que são as pessoas com deficiência.

A Ágora, proposta pelo GT Deficiência e Acessibilidade, tem como objetivo fortalecer a articulação do movimento de pessoas com deficiência no campo, construindo um debate capaz de produzir tensionamentos e provocações em favor de uma agenda para a saúde coletiva, baseada em diálogos que coloquem diferentes marcadores sociais em interação, sob o protagonismo de pessoas com deficiência. O exercício da acessibilidade se faz na prática: a sessão contará com legendagem (estenotipia), tradução em LIBRAS, e descrição de cada palestrante e de eventuais imagens utilizadas. (audiodescrição).

Ágora Abrasco
Painel:  Deficiência e(m) Interseccionalidade: uma agenda para a Saúde Coletiva
Data03/12 – sexta-feira
Horário16 h

Convidados:
Severa Paraguaçu – Drag aleijada e modelo e artista
Gabriela Guedes: Jornalista, criadora de conteúdo e empreendedora digital
Marco Antônio Gavério: cientista social e doutorando em Sociologia/UFSCar

Coordenação:
Raul de Paiva Santos: Doutorando/EERP-USP e coordenação conjunta do GT Deficiência e Acessibilidade/Abrasco

Assista na TV Abrasco:

Descrição dos cards: 1) Imagem com fundo azul e desenho de pessoas com diferentes características corporais, com um círculo também de fundo azul, sobreposto, com o texto: #ágoraabrasco Deficiência e(m) Interseccionalidade: uma agenda para a Saúde Coletiva. 03 de Dezembro – 16h. 2) Imagem de fundo laranja com o trio de convidados: Severa Paraguaçu, drag de pele branca, com rosto iluminado, barba grisalha, batom de cor roxa, cabelo castanho claro e cacheado; Marco Antônio Gavério, homem de pele branca, usa óculos de armação avermelhada e cadeira de rodas. É magro, tem cabelo curto, usa barba e possui uma tatuagem no pescoço no lado esquerdo; Gabriela Guedes, mulher preta, sorrindo, com cabelo crespo cobrindo em diagonal sua testa ao lado esquerdo, usando um pequeno brinco. 3) Card de fundo laranja, com a imagem da coordenação do Ágora: Raul de Paiva Santos, homem negro de pele clara, nariz e testa largos, barba e bigode pretos, cabelo pretos, cacheado e curto, sorrindo sem mostrar os dentes. Na parte inferior do card, uma tarja azul com o link de exibição no YouTube: youtube.com/tvabrasco

Comments

comments

Deixe um comentário