Abrasquianos debatem defesa do SUS e celebram atividade do IPUSP

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Atualizado em 11/09/2017)

O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) celebra 10 anos de suas aulas abertas sobre políticas de saúde, uma atividade que já se tornou um marco e ponto de encontro de pesquisadores, estudantes e militantes do Sistema Único de Saúde na Cidade Universitária, instalada no bairro do Butantã, em São Paulo. A atividade é fruto de uma parceria e articulação das disciplinas Psicologia Social e Políticas Públicas de Saúde, que compõe a grade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Mestrado Interdisciplinar em Saúde; e Psicologia e Saúde, oferecida pela graduação em Psicologia, do mesmo instituto.

Para comemorar a atividade, acontecem sessões especiais temáticas para repensar as relações entre Psicologia e as diversas estratégias das políticas de saúde. Diversos abrasquianos docentes das universidades paulistas  participam da programação, que começou no dia 23 de agosto e se estende até 21 de outubro . Na mesa de abertura  – que aconteceu excepcionalmente no auditório João Yunes, na Faculdade de Saúde Pública da USP – o tema discutido foi “Aspectos históricos e fundamentos da reforma sanitária: para onde vamos?”. Estiveram presentes Gastão Wagner Souza Campos, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (FCM/Unicamp) e presidente da Abrasco, e Alexandre Padilha, médico sanitarista, ex-Ministro de Saúde e ex-Secretário Municipal de Saúde de São Paulo. A mediação foi de Marília Louvison, professora da FSP/USP, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e integrante da diretoria da Abrasco.

As demais atividades ocorrerão no Auditório Carolina Buri, no Instituto de Psicologia, e no Auditório da Faculdade de Odontologia, e contam com a presença, dentre outros nomes, de Francisco Lacaz, professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Áquilas Mendes (FSP/USP e PUC-SP); Marco Akerman (FSP/USP); Ricardo Teixeira (FM/USP); e Áurea Ianni (FSP/USP). Clique no link e confira outras informações da programação.

Assista à mesa de abertura:

Comments

comments