16º Congresso Mundial de Saúde Pública

“Devemos tornar visíveis as ameaças à saúde, algumas das quais já estão surgindo. Devemos desafiar e responsabilizar aqueles que têm o poder de fazer a diferença. E devemos agir, tornando real nosso compromisso com a saúde em todas as políticas”. Assim é o convite do 16º Congresso Mundial de Saúde Pública à comunidade global de saúde pública – o evento acontecerá em Roma, de 12 a 17 de outubro de 2020. 

O tema “Saúde Pública para o Futuro da Humanidade: Análise, Advocacia e Ação” guiará a programação do congresso, organizado pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (WFPHA, na sigla em inglês) em colaboração com a Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) e Sociedade Italiana de Higiene, Medicina Preventiva e Saúde Pública (ItI, na sigla italiana).  Leia, abaixo, a carta* da Comissão Organizadora do evento:

Nos encontraremos em um momento crítico para o nosso planeta. As temperaturas globais estão muito além dos registros históricos e há receios reais de que estamos chegando a um ponto crítico. Ameaças ao abastecimento de alimentos e água, pobreza e desigualdades estão levando à migração em massa e conflitos. Estruturas políticas, em nível nacional, regional e global, estão lutando para responder. Acordos internacionais sobre mudança climática, armas nucleares e muito mais estão sendo destruídos. A visão do Iluminismo, que a política deve ser moldada por evidências, está sendo rejeitada por alguns políticos importantes. No momento em que a solidariedade global é necessária, os políticos populistas estão explorando as divisões.

Roma, cenário do nosso Congresso, serve como um lembrete de que o progresso contínuo não é inevitável. Um cidadão romano, de pé no fórum há 2000 anos, nunca poderia imaginar que a sociedade que eles observaram, com sua cultura e conquistas tecnológicas, seria eliminada em algumas centenas de anos.

O tema do Congresso, “Saúde Pública para o Futuro da Humanidade: Análise, Advocacia e Ação”, reflete nosso firme compromisso de que nós, da comunidade global de saúde pública, temos a obrigação de responder a essas novas circunstâncias. Devemos tornar visíveis as ameaças à saúde, algumas das quais já estão surgindo. Devemos desafiar e responsabilizar aqueles que têm o poder de fazer a diferença. E devemos agir, tornando real nosso compromisso com a saúde em todas as políticas.

Nós, como comunidade de saúde pública, temos muito a contribuir e muito a aprender. Como sempre, teremos muitas oportunidades de compartilhar ideias entre nós, mas este ano podemos enriquecer ainda mais nossas experiências, trazendo uma perspectiva global para o nosso pensamento. Estamos ansiosos para vê-lo em Roma.

A submissão de trabalhos estará aberta de 1º de dezembro de 2019 a 1º de março de 2020. 

16ª Congresso Mundial de Saúde Pública
Local: Roma Convention Center La Nuvola, Roma, Itália
Data: 12 a 17  de outubro de 2020
Encontre outras informações no site oficial do evento. 

*Tradução livre 

Comments

comments

Deixe uma resposta