14º Congresso Paulista de Saúde Pública


O SUS tem passado por diversos conflitos desde a sua criação, atrelados às pressões advindas do contexto do capitalismo contemporâneo sob a dominância do capital financeiro e sua crise, especialmente a partir dos anos 1990. A compreensão desse quadro passa pelo entendimento de como essas pressões se manifestam objetivamente no SUS (insuficiência dos montantes de recursos para o gasto público, intensificação da participação do serviço privado no interior no sistema, precarização do trabalho na saúde pública, etc.) e de quais são suas origens (interesses do capital no fundo público e dos grandes seguros e planos privados no espaço brasileiro etc.). Nessa perspectiva, a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), junto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) organizam o 14º Congresso Paulista de Saúde Pública Paulista de Saúde Pública, que será realizado no interior dessa Universidade entre os dias 26 e 30 de setembro.

Com o lema “Saúde e Poder: Reconectando Cidadãos e Trabalhadores ao SUS”, o evento contará com três eixos de debate: “Desmercantilizar o SUS”, apontando e trazendo análises sobre as relações público-privado tanto na gestão quanto no financiamento das ações em saúde; “Produzir Coletivos e Co-Gestão”, imperativo de resistência necessário para repensar os modos de gestão do sistema de saúde tendo em vista o cotidiano institucional, suas limitações e cultura gerencial, e “Reinventar o Trabalho em Saúde”, que buscará discutir as profundas e aceleradas transformações profissionais na sociedade como um todo e no universo da saúde – pela sua natureza, emprego de tecnologias e o envolvimento de atores sociais – e que provocam impactos na vida cotidiana.

O prazo para submissão de trabalhos científicos é até 30 de junho e o limite para o pagamento das inscrições é até 21 de setembro. Confira outras informações no site do evento e participe.

Comments

comments

Deixe uma resposta