Saúde Coletiva e Agroecologia no Abrascão 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

As conexões entre os campos da Saúde Coletiva e Agroecologia tem despertado o interesse de cada vez mais sanitaristas e agroecólogos no Brasil com temas interdisciplinares e interdependentes. O Grupo Temático Saúde e Ambiente (GTSA/Abrasco) preparou um levantamento de atividades da programação do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018 – incluindo as atividades que serão realizadas na Uerj, durante o pré-congresso, que abordarão sobre as relações entre Saúde e Agroecologia ou podem contribuir nesse sentido. Para o GTSA/Abrasco, a agroecologia é a única maneira de conseguir que a produção agrícola seja compatível com o meio ambiente e com a Saúde Coletiva enquanto ferramenta de compreensão do processo de adoecimento no contexto da sociedade brasileira.

Clique e acesse aqui as atividades mapeadas

A ideia foi contribuir para que todas e todos os interessados no tema da Agroecologia possam montar suas agendas de atividades, e juntos fortalecer as redes de atuação. A recomendação é, a partir do levantamento disponibilizado acima, acessar a programação completa do Congresso e conferir onde serão as sessões, confirmar o setor e o número das atividades e localizá-las no mapa.

A organização do Abrascão 2018 priorizou a parceria com pequenos produtores agroecológicos e defende escolhas em favor de um sistema alimentar mais justo e solidário, como caminho para a garantia de alimentação saudável. Isto inclui a presença de uma Feira Agroecológica tanto na Uerj como na Fiocruz, da qual participam um conjunto de organizações e movimentos sociais com atuação no Rio de Janeiro – um lugar de sabores e saberes aberto para ocupação e diálogo.

A Feira Agroecológica terá forte aproximação com a Tenda Paulo Freire, assim como a Agroecologia tem forte relação com Educação Popular. No sábado, dia 28, a acolhida na Tenda será com a Ciranda das Mulheres da Feira Agroecológica Josué de Castro a partir de 8h. Confira a programação da Tenda Paulo Freire, onde além de rodas de conversa e atividades culturais, haverá práticas populares de cuidado, uma conexão importante entre Saúde e Agroecologia. Também será garantido nesse Congresso uma maior oferta de livros sobre Agroecologia, tanto na Abrasco Livros, quanto pela Editora Expressão Popular.

Comments

comments

Deixe uma resposta