IMS sedia reunião da Comissão Organizadora Local do Abrascão 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Flaviano Quaresma  – Instituto de Medicina Social da UERJ

No dia 20 de outubro, o Instituto de Medicina Social sediou uma das reuniões da Comissão Organizadora Local do Abrascão 2018 (o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco). Além do IMS, participam as áreas da Medicina, Enfermagem e o Instituto de Nutrição da UERJ. O objetivo é envolver as diferentes unidades da UERJ que estiveram mobilizadas nas atividades “UERJ em defesa do SUS”, realizadas em 2016. Somando forças, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro já declarou seu apoio à realização do Abrascão e das atividades Pré-Congresso nas dependências da Universidade. A Comissão Local já planeja atividade, na UERJ, para o primeiro semestre de 2018, para dar visibilidade ao evento que é o maior do campo no Brasil.

+ O site do Abrascão já está no ar! Confira.

A subcomissão de Mobilização Social do Abrascão já havia se reunido em 5 de outubro, quando foi elaborada uma proposta de carta de princípios para auxiliar o diálogo entre a subcomissão e os movimentos sociais. Uma oficina está sendo organizada para ser realizada no dia 15 de novembro, no Museu da Maré, organizada pela Fiocruz e movimentos sociais.

Já no dia 16 de novembro, está prevista uma atividade, na UERJ, como parte da movimentação de resistência da Universidade, onde estarão presentes Boaventura de Sousa Santos, Gastão Wagner (presidente da Abrasco), Nísia Trindade (presidente da Fiocruz) e o Reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques.

Nesta reunião, foram colocadas em pauta ideias sobre a programação do Abrascão, que deverá contar além da conferencia de abertura, outros três grandes debates. A grade será padronizada e ainda serão realizadas oficinas para uma média de 200 participantes com o objetivo de trabalhar a construção do documento final do congresso. Esta que é uma proposta da atividade pública em defesa do SUS, com detalhes ainda em construção. Até 23 de novembro será possível submeter propostas de mesas e palestras no Abrascão. O formulário de submissão destas propostas já está pronto e estará nesta semana. A avaliação destas submissões é de responsabilidade da Comissão Científica, que se reunirá novamente nos dias 14 e 15 de dezembro.

A Subcomissão da UERJ já realizou o mapeamento de todas as salas e auditórios do campus, assim como a capacidade de cada sala e auditório. Além desses espaços, é possível que haja uma tenda de debates livres. Outra possibilidade é a realização de atividades no Hospital Universitário Pedro Ernesto, com o objetivo de apresentar a estrutura do Hospital aos congressistas. Sugestão de organizar uma grande atividade no ultimo dia do pré-congresso, de caráter cultural e de manifestação política em defesa da saúde e da universidade publica, às 17h, após o término dos cursos. Haverá nova reunião desta subcomissão no dia 24 de outubro, às 16h.  Novas unidades da UERJ estão se incorporando a esta comissão do pré-congresso.

Próximas Reuniões da COL-Abrascão:

10 de novembro – lMS/UERJ

8 de dezembro – ISC/UFF

Confira aqui a matéria original no site do IMS/UERJ 

Comments

comments

Deixe uma resposta