Fórum de Graduação aprova proposta final das Diretrizes Curriculares Nacionais


Quando um importante trabalho coletivo é concluído, a vitória é de todos. Debatido há mais de três anos, a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais foi aprovada por consenso entre os participantes da 8ª Reunião Nacional do Fórum de Graduação de Saúde Coletiva (FGSC), realizada na segunda e terça-feiras (27 e 28 de julho), nas atividades pré-congressuais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

Pela manhã do dia 27, o Colegiado Gestor apresentação das atividades desenvolvidas pela gestão desde setembro de 2014, dentre as quais destacam-se a participação em reunião no Conselho Nacional de Saúde (CNS); articulações junto ao Ministérios da Saúde e da Educação; atualização da página eletrônica do FGSC no site da Abrasco; identificação e contato com novos cursos em funcionamento; elaboração de matérias informativas sobre o movimento para inserção do Bacharel em Saúde Coletiva no mercado de trabalho, realização de reuniões virtuais e organização de encontros ampliados.

O foco principal da discussão do primeiro dia de reunião foi a minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Saúde Coletiva. O documento foi submetido à consulta pública através dos colegiados dos cursos entre os meses de maio a julho e foi sistematizado por uma comissão de trabalho específica para este fim.

Após ampla discussão entre professores, estudantes e egressos dos diversos cursos representados, o ápice da atividade foi a aprovação do documento a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação. O documento sofreu poucas alterações, que serão ajustadas pela coordenação do FGSC.

Os avanços e desafios para o reconhecimento e regulamentação dos cursos de graduação em Saúde Coletiva foram objeto de discussão no segundo dia de reunião e contou com os relatos de experiências da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Brasília – campus Ceilândia. Até o fim da oficina, pretende-se discutir os campos de práticas e estágios nos cursos, bem como encaminhar a agenda de trabalho até 2016.

As instituições que participam da 8ª Reunião FGSC são: UEA, UNIFESSPA, UFPE, UPE, UFRN, UFBA, UFRJ, USP, UFRGS, UFPR, UNILA, UNB Darcy Ribeiro, UNB Ceilândia e representantes do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão, Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/SGTES/MS)

Comments

comments

Deixe uma resposta