EBC aborda a alimentação saudável do Abrascão 2018

O Brasil Rural desta sexta-feira (27) fala sobre o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) que ocorre até domingo (29) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Temas como alimentação saudável e a valorização do pequeno produtor estão na pauta do evento.

Entre os movimentos participantes estão o Movimento dos Trabalhadores Rruais Sem Terra (MST), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Via Campesina e a Rede Carioca de Agricultura Urbana.

Para falar sobre o Abrascão 2018, o programa conversa com o membro do Grupo de Saúde e Ambiente da Abrasco, André Búrigo. Ele explica a importância do debate sobre saúde e agricultura, especialmente a agricultura familiar.

“Esse congresso é o maior encontro que tem para reunião de sanitaristas, de profissionais da área de saúde pública do Brasil, além de estudantes da área da saúde que estão começando a trilhar um caminho nesta área”, esclarece André.

Segundo ele, desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxico e esse modelo foi estimulado para que os pequenos produtores aderissem a ele, mas têm muitas experiências de agricultura familiar brasileira que não usam uma gota de agrotóxico.

“A gente não tem como pensar na saúde de quem vive na cidade separado do que está acontecendo no campo. E aí valorizar a agricultura familiar é muito importante. Sem a agricultura familiar a gente não tem comida na mesa dos brasileiros. É dali que vem o alimento”, destaca o membro da Abrasco.

André comenta ainda sobre o circuito carioca de feiras orgânicas e sobre outras iniciativas como grupos de saúde coletiva, que têm contribuído para a organização dessas feiras. Ele fala também sobre o CSA – Comunidades que Apoiam a Agricultura, iniciativa que tem ocorrido em todo o Brasil e que aproxima agricultores e consumidores.

“Outra reflexão que a Abrasco tem feito são debates sobre os impactos dos sistemas alimentares no mundo”, complementa ele.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Comments

comments

Deixe uma resposta