Associação Nacional de Pós-Graduandos realiza plenária no Abrascão 2015


No segundo dia (28) de programação do pré-congresso Abrascão 2015, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e o Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde realizaram, no período da manhã, uma Plenária do Encontro Nacional de Pós-Graduando em Saúde. A reunião teve como objetivo criar um espaço onde os alunos e alunas de pós-graduação possam refletir, trocarem ideias e vivências acerca das várias realidades enfrentadas nos diferentes cursos, programas e pesquisas de vários Estados e Universidades do país e levou o tema de “Formação e Direitos dos Pós-Garduandos em Saúde e os principais enfrentamentos no cotidiano”.

Durante o encontro ficou evidente a preocupação dos pós-graduandos em debater a conjuntura política atual da pós-graduação brasileira, sobretudo da Saúde Coletiva. “Devido aos cortes financeiros nas bolsas ofertadas estamos, por exemplo, com dificuldade de nos mobilizar para atividades importantes, como o Abrascão 2015”, afirmou Rodolfo Macedo, mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Pautas como insalubridade, suporte pedagógico, licença-maternidade e a criação de novas associações, além da mobilização nacional em torno da regulamentação dos direitos dos bolsistas. “Não somos categorizados nem como estudantes e nem como trabalhadores, temos que definir regras e estabelecer nossos direitos, afinal somos nós que desenvolvemos 90% das pesquisas no país”, refletiu Hercilia Melo, diretora da ANPG e doutoranda em Educação. “Precisa de ficar claro que a relação entre orientador e orientando seja estritamente profissional. Existem muitos orientandos que são explorados e têm suas vidas pessoais afetadas, a ideia é mudar isso”, enfatizou Lúcia Guerra, nutricionista e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Pós-graduandos em Saúde se reúnem no 11° Abrascão: O primeiro dia oficial do 11º Abrascão será palco de mais um debate dos estudantes de pós-graduação reunidos no Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNPGS/ANPG). Na Tenda Abrasco Jovem, os discentes irão discutir a atual situação da política de pós-graduação no Brasil, com ênfase na saúde coletiva e na sistematização do posicionamento do grupo quanto à luta vivenciada no cotidiano da formação.

Desde o período pré-congressual, iniciado nessa segunda-feira (27), o Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde tem realizado discussões sobre formação e direitos dos pós-graduandos em Saúde e os principais enfrentamentos no cotidiano. O objetivo das atividades é potencializar e dinamizar a participação dos estudantes de pós-graduação em Saúde Coletiva e de áreas afins.

Reunião dos Estudantes de Pós-Graduação
Responsável: ANPG e Fórum de estudantes de Pós-Graduação em Saúde
Dia 29 de junho – 4ª feira às 16h30
Tenda Abrasco Jovem (atrás do Centro de Cultura e Eventos da UFG)

Comments

comments

Deixe uma resposta