Agência de Acreditação Pedagógica debaterá termo de referência no Abrascão 2015


A Agência de Acreditação Pedagógica (APP-Abrasco) segue no trabalho de organização de fluxos e atividades e fará durante o período pré-congressual do Abrascão 2015 sua oficina. O objetivo é a redação do documento de referência que definirá aspectos programáticos e nortes para sua sustentabilidade e funcionamento, tanto interna quanto externamente à Abrasco. O encontro será no dia 27 de julho, das 9 às 17 horas, em Goiânia.

O projeto de um organismo com a responsabilidade e isenção para acreditar os cursos de pós-graduação lato sensu, desenvolvidos com regularidade, pelas Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública/Coletiva no Brasil foi retomado em 2011, pela Secretaria Executiva das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, sob o protagonismo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), articulado à École de Hautes Études en Santé Publique de Rennes-França, e lançada em outubro de 2014, durante a cerimônia de 35 anos da Associação.

A dinâmica do encontro partirá de diálogos em torno da história da AAP-Abrasco, seus desafios e solução de sustentabilidade de outras entidades acreditadoras em processos educacionais no mundo. Haverá também a formação de grupos de trabalho, que discutirão a questão da Acreditação Pedagógica e da Agência para o fortalecimento da formação Lato Sensu no Brasil em face da qualidade de cursos de especialização para o SUS, considerando a conformação, explicitação e legitimação de sistemas públicos de avaliação da qualidade à formação Lato Sensu em Saúde Pública/Coletiva, relativo às políticas públicas e atores públicos dos setores da saúde, da educação e, da sociedade civil. A discussão sobre aas possibilidades de financiamento da mesma também compõem a programação.

A expectativa é positiva. A Secretaria-Executiva da AAP-Abrasco espera que o Abrascão 2015 aprofunde as reflexões da agenda de “Trabalho e Educação na Saúde” para o SUS e, especificamente, dê maior visibilidade ao tema frente aos atores estratégicos do campo da formação e gestão em saúde, tanto no congresso como em outros fóruns, como a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), a ser realizada em dezembro.

“Após longos anos de amadurecimento, a AAP-Abrasco se configura como uma inovação no campo da avaliação dos processos formativos em saúde para o SUS num ano tão importante. Estarmos no congresso, num espaço de articulação com diversos atores, como a SGTES/MS; OPAS/OMS; MEC; CONASS; CONASEMS e a Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, só favorece o fortalecimento de redes colaborativas no processo de consolidação da Agência”, comenta José Inácio Motta, secretário-executivo.

Confira abaixo a programação e participe.

Oficina A Acreditação no Campo da Educação e a Agencia de Acreditação Pedagógica – AAP Abrasco
Dia 27 de julho – segunda-feira
Das 9h às 17h
Sala Bauru

Comments

comments

Deixe uma resposta