Abrascão 22 divulga resultados: Ao todo, 5.578 resumos aprovados

Desde o último dia 18 estão disponíveis os resultados das submissões ao 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 22. Ao todo, foram aprovados 5.578 trabalhos de um total de 6.563 resumos distribuídos em 13 eixos. Confira a sua situação na Área Restrita do site do Congresso, acessando com seu login e senha.

Como foi o processo de avaliação?

Um time de 502 avaliadores deram notas de 1 a 5 aos resumos conforme os critérios de avaliação descritos na página Trabalhos, no site do Congresso. Cada resumo foi avaliado por 2 pareceristas independentes. Em casos de discrepância nas notas, houve uma terceira avaliação, realizada pelo coordenador do eixo temático.

Para se chegar ao número de trabalhos aprovados para Comunicação Oral levou-se em consideração o número de salas existentes no Centro de Convenções de Salvador e o número de sessões previstas na programação do evento, chegando ao total de 1.008 trabalhos (cerca de 15% do total de resumos submetidos). Os trabalhos foram distribuídos proporcionalmente de acordo com o número de resumos avaliados pelos eixos.

Não foram selecionados para apresentação os 15% dos trabalhos com menor pontuação. Com a inclusão da modalidade Apresentação Curta Assíncrona foi possível selecionar uma proporção maior de trabalhos do que nas últimas edições do Abrascão. Nas edições de 2015 e 2018 não foram selecionados, respectivamente, 27% e 30% dos resumos.

A partir dessas leituras, a Comissão Científica deliberou pela ampliação do número de trabalhos aprovados, chegando a um total de 4.570 resumos aprovados para a modalidade Apresentação Curta Assíncrona, com exposições pré-gravadas e disponibilizadas em plataforma virtual, garantindo assim os critérios de qualidade dos congressos da Abrasco.

Resultado final do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – 18/08/2022

Fonte: Abrasco

Próximos passos: 

Para assegurar a presença no Congresso e a publicação do resumo aprovado nos Anais do evento é necessário efetuar o pagamento da inscrição até 16 de setembro. Mudanças de autor responsável em trabalhos coletivos devem ser informadas até 14 de setembro à Secretaria do Congresso, e assim indicar a pessoa que irá oficialmente apresentar o trabalho – seja virtual ou presencial.

Finalizada esta etapa, serão enviadas as instruções sobre as apresentações aos autores responsáveis, de acordo com suas modalidades.

Os trabalhos aprovados como Comunicação Oral serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada. Serão seis trabalhos por sessão, com dez minutos para cada apresentação, seguidas de debate. 

Já as Apresentações Curtas Assíncronas deverão ser previamente gravadas com até seis minutos de duração, podendo ser acessadas em plataforma virtual durante qualquer momento do evento, com possibilidade de interação via comentários.

Um congresso é feito de pessoas, de ideias e de financiamento:

Diante do cenário de desinvestimento na ciência e para preservar a idoneidade da Abrasco e dos trabalhos perante os conflitos de interesse, mantendo um evento desse porte sem financiamento privado, a inscrição de todos os congressistas é fundamental para viabilizar as condições físicas e tecnológicas do evento. Por ser um congresso presencial, todos os autores de resumos aprovados e responsáveis por suas apresentações, tanto na modalidade Comunicação Oral como na modalidade Apresentação Curta Assíncrona, deverão comparecer ao Centro de Convenções de Salvador entre os dias 21 e 24 de novembro

“O nosso interesse é que as pessoas vivam o Abrascão 22 em sua plenitude: que interajam nas sessões, assistam a convidados e convidadas nacionais e internacionais, troquem conhecimentos e desfrutem essa vivência coletiva e única. A apresentação de trabalhos é muito importante, mas é uma parte de um congresso científico. Desde o início, apostamos na realização de um congresso presencial para a troca de conhecimentos, de ideias e para celebrarmos o encontro, com os sorrisos, os beijos e os abraços que ficaram suspensos durante o período mais grave da pandemia – momento esse só superado pela produção histórica, científica e política da Saúde Pública e Coletiva. Convidamos todos a somarem conosco nesse grande momento do país, da ciência e da Abrasco que será o Abrascão 22”, diz a presidente Rosana Onocko Campos.

Siga nossas redes sociais, confira as newsletters e acompanhe nosso site para saber das próximas novidades do Abrascão 22!

Comments

comments

Deixe um comentário