Abrascão 2018 já começou, conheça a história da logo do congresso

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A identidade visual desta 12ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva foi criada numa parceria entre a Comunicação da Abrasco e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fiocruz – Icict, mais especificamente com o departamento de Multimeios – um polo de desenvolvimento na área de Artes e Design do Icict. Criado em 1984 durante a gestão de Sérgio Arouca, o Departamento deu início às atividades de design gráfico na Fiocruz.

A partir de uma ideia original do próprio presidente da Abrasco, professor Gastão Wagner, várias pessoas uniram forças para traduzir numa linguagem não verbal, o tema “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia”: – “A imagem deste Abrascão precisava falar de cultura, ciência, política e práticas centradas no desenvolvimento humano e social além da sustentabilidade do planeta e na democracia. O tema deveria trazer uma imagem que mostrasse as pessoas, inspirado nos rostos sobrepostos do quadro de Tarsila do Amaral que tem representações da população brasileira. Mas era importante fazer um arranjo expandindo a representação: acrescentar mais mulheres, negros e indígenas; incluir jovens – estudantes, funkeiros. também precisava ter os trabalhadores da saúde e da ciência – agentes de saúde, profissionais com usuários na Atenção Básica. Figuras simbólicas do movimento LGBT, morador de rua, trabalhadores rurais, idosas e idosos”, explica Gastão Wagner.

Sob este fio condutor a equipe de Rodrigo Murtinho – diretor do Icict, liderada por Patrícia Ferreira e Mauro Campello, e composta pelos designers Valeria Cristina de Sa Ribeiro; Venicius Ribeiro  e Thays Coutinho Goncalves Buchara criou a logo do congresso: – “A equipe do Multimeios teve grande satisfação e se sentiu muito motivada a participar da construção da imagem do Abrascão 2018. A fonte dessa motivação veio dos temas abordados no congresso que fazem parte do universo dos nosso trabalhos de criação na Fiocruz, contemplando aspectos e posicionamentos que refletem a constante luta em defesa da saúde como um direito de todos”, resumo Mauro Campello, do Multimeios.

O mais importante evento da Abrasco acontecerá entre os dias 24 e 25 de julho (pré-congresso na UERJ) e ainda 26, 27, 28 e 29 de julho no campus da Fiocruz, em Manguinhos. O Abrascão 2018 tem como tema “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia” e pretende reunir professores, pesquisadores, gestores, trabalhadores do SUS, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da Saúde Coletiva, como Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Política, Planejamento e Gestão em Saúde, além das questões relacionadas à Ciência e Tecnologia em Saúde. O site do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva deve entrar no ar ainda em setembro e já será possível submeter trabalhos nesta ocasião.

Comments

comments

Deixe uma resposta